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Novos prazos são divulgados para obras do metrô

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Linha 5 e Linha Ouro aparecem novamente como metas a serem cumpridas nos próximos anos…

Em abril de 2008, o metrô promoveu uma cerimônia para celebrar os 40 anos da empresa. O então secretário de secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, participou e respondeu às perguntas da imprensa. N a ocasião, o jornal São Paulo Zona Sul questionou se não eram muito otimistas as previsões de concluir o primeiro trecho da prometida Linha Ouro, entre São Judas e Congonhas, em 2010, e a expansão da Linha Lilás, ligando Santo Amaro à Vila Mariana, em 2012. O secretário negou e garantiu que os prazos eram viáveis e que haveria recursos.

A Linha Ouro nem teve início e o trecho entre São Judas e Congonhas está descartado por enquanto. A Linha Lilás nem teve obras nos bairros de Moema e Vila Mariana iniciadas e a previsão agora é de concluí-la em 2015…

Ainda assim, esta semana, durante a divulgação do  Plano Plurianual 2012-2015 para o Estado, o governo Geraldo Alckmin fez questão de incluir os dois projetos do metrô para a região como metas da atual gestão e defini-los como importantes investimentos que modificarão o sistema de transporte urbano.

 De acordo com o governo, a “previsão” é que o governo paulista tenha a capacidade de investir R$ 118,6 bilhões em obras e ações “para melhoria da qualidade de vida de todos os paulistas”. A origem da verba, que no passado se dizia já garantida, será de R$ 85,2 bilhões vindos dos cofres do governo e outros R$ 33,4 bilhões Parceria Público-Privadas (PPP´s), além de investimentos provenientes das empresas estatais.

O governo anunciou que investimentos em mobilidade urbana serão prioridade. Mas, o governo anterior, de José Serra, também havia feito ampla campanha nesse sentido, divulgando o Plano de Expansão do Metrô como prioridade absoluta.

O Plano Plurianual agora infomra que a expansão de 30 km de linhas de metrô (incluindo monotrilhos) e a modernização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O total de investimentos na pasta devem consumir cerca de R$ 30 bilhões, além de outros R$ 15 bilhões a serem captados via Parcerias Público-Privadas (PPP).

Obras

Esta semana, houve continuidade das desocupações de imóveis na Vila Mariana. Foi esvaziado o prédio que já pertenceu a uma faculdade de teologia e atualmente era uma das unidades das Lojas Mel, na esquina da Rua Pedro de Toledo com a Rua Domingos de Moraes. Ali, está prevista a abertura de uma nova entrada para a estação Santa Cruz, que terá de ser ampliada por conta do movimento intenso que vai surgir com a ligação a Santo Amaro – será como uma nova estação, paralela. A linha Lilás vai se interligar à linha Azul na estação Santa Cruz e à Linha Verde na estação Chácara Klabin. Também terá conexão com a futura Linha Ouro, prevista para 2014.

A expansão da Linha 5 entre o Largo Treze e Chácara Klabin terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin).

A previsão é que a Linha 5-Lilás seja totalmente concluída em 2015, de Capão Redondo a Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações, quando a demanda de passageiros/dia para linha é estimada em cerca de 644 mil. O valor total do investimento será de R$ 6,9 bilhões.

De acordo com reportagem da Band, até junho deste ano o Metrô gastou apenas R$ 600 milhões (25%) dos R$ 2,4 bilhões previstos para todo o ano. Em comparação ao primeiro semestre do ano passado, 58,2% menos recursos.

 

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