Siga-nos

Meio ambiente

Novos caminhões ampliam coleta seletiva

Publicado

em

Com novas centrais de triagem em operação, objetivo agora é ampliar a quantidade de material coletado

Mais dez distritos já estão integrados aos roteiros de coleta seletiva na cidade de São Paulo e outros 17 terão atendimento pleno do serviço até a segunda quinzena de outubro. O aumento da área atendida foi possível graças à aquisição de novos caminhões, dentro do programa São Paulo Recicla. “A primeira medida foi ampliar a nossa capacidade de separar o resíduo, com a instalação de novas centrais mecanizadas de triagem. Agora o desafio é fazer o resíduo chegar nas centrais. Trata-se de levar informação para o cidadão e estimulá-lo a fazer a pré-seleção. Todo o resíduo seco pode ser posto no mesmo saco, porque as máquinas da Prefeitura vão fazer a seleção”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante a entrega dos caminhões, que aconteceu na terça-feira, dia 23.
Os novos dez distritos que já estão sendo parcialmente atendidos graças aos novos veículos são: Jardim São Luís, Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, Campo Limpo, Capão Redondo e Cidade Ademar, na zona sul; Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa, na zona leste; e Tucuruvi, na zona norte. Ainda em outubro, a coleta seletiva será universalizada, ou seja, atenderá todas as ruas, nos distritos de Tucuruvi, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República, Santa Cecília, Sé, Jaguara, Jaguaré, Lapa, Perdizes, Vila Leopoldina, Barra Funda, Mandaqui e Santana.
A ampliação representa mais um milhão de pessoas atendidas pelo serviço, que agora já totaliza 4,7 milhões de habitantes da cidade. “Uma vez por semana, o caminhão vai passar na rua em um horário determinado. O material vai voltar para a indústria, gerar renda. Ao fazer a reciclagem o cidadão contribui com a cidade e também contribui com a geração de trabalho dos catadores que trabalham nas cooperativas”, afirmou o secretário Simão Pedro (Serviços).
Até agora, 75 distritos contavam com a coleta seletiva, sendo 14 deles de forma universalizada. Com a ampliação, 85 regiões passam a ser atendidas e chegará a 31 o número de distritos com cobertura total de coleta seletiva. Isto será possível porque o número de novos caminhões vai aumentar ainda mais nos próximos dias, com outros 16 entregues ainda em outubro e mais 23 em janeiro de 2015. De acordo com a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), a previsão é chegar a 40 ainda em 2014 e a expectativa é alcançar todos os 96 distritos com a coleta seletiva universalizada até 2016.
A cidade, que coletava apenas 1,8% dos resíduos recicláveis no primeiro semestre deste ano, já triplicou sua capacidade e deve atingir 10% até 2016. “Este caminhão nem faz a compactação plena do resíduo que vai para o aterro nem faz a não-compactação do resíduo que vai para a central manual. Ele faz uma acomodação para aumentar o volume que vai para a central mecanizada, permitindo justamente o aproveitamento máximo no processo de reciclagem”, explicou o prefeito Haddad.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados