Jornal São Paulo Zona Sul

Novo, hospital Vila Santa Catarina tem ambulatório para recém transplantados

Cerca de 4 mil pessoas que recentemente passaram por transplantes já foram atendidas pelo Hospital Municipal Vila Santa Catarina – a – Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, no Jabaquara. O Ambulatório do Programa de Transplantes (APT) do novo hospital tem capacidade para realizar três mil atendimentos mensais de triagem, acompanhamento pré e pós-transplante.

Nos seis meses iniciais de atendimento da unidade, 3.919 pacientes que passaram pela unidade precisando de transplantes de fígado, coração, multivisceral, pâncreas-rim, pulmão e rim foram atendidos. Por enquanto, as cirurgias são realizadas no Hospital Israelita Albert Einstein, parceiro da Prefeitura responsável pelo gerenciamento do equipamento municipal. Mas, a expectativa é que até o final deste ano o município seja autorizado, pelos governos Estadual e Federal, a realizar os transplantes no próprio hospital Vila Santa Catarina.

Maternidade

O hospital foi oficialmente inaugurado em dezembro de 2015, mas desde junho a unidade presta atendimentos. O hospital conta com 30 leitos de Clínica Médica e oito de UTI Adulto, para retaguarda da UPA Vila Santa Catarina. A previsão é que a unidade receba também tratamentos clínicos e cirurgias para câncer.

A maternidade entrou em operação em outubro, com três salas no centro obstétrico, três salas de parto natural, pronto-socorro obstétrico com três consultórios, três leitos de observação, 11 leitos na UTI Neonatal (um de isolamento), 12 leitos na Unidade de Cuidados Intermediários (oito convencionais e quatro canguru), vacina, cartório, enxoval (Rede Cegonha) e triagens (neonatal, orelhinha e coraçãozinho).

O equipamento conta também com Banco de Sangue, Unidades de Terapia Intensiva adulta e neonatal. A estimativa é que a unidade realize, por ano, 14 mil internações. Também estão disponíveis serviços como laboratório de patologia clínica e cirúrgica, hemodinâmica, ecocardiografia, endoscopia, exames por imagem (radiologia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética) e diálise.

Histórico

Há sete anos a cidade não ganhava um novo hospital geral. O equipamento é o primeiro de alta complexidade da rede municipal, beneficiando 2,6 milhões de pessoas.

O atendimento no local foi iniciado após a compra, reforma e equipagem do antigo hospital particular Santa Marina. A ideia de aquisição e reativação do hospital, fechado pela iniciativa privada há mais de quatro anos, foi uma sugestão da comunidade local, apresentada ao prefeito Fernando Haddad em visita à UBS Integral Jardim Miriam II.

O nome do novo hospital, também escolhido pela comunidade, homenageia o médico pediatra Gilson de C. Marques de Carvalho, um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde no Brasil, morto em 2014, aos 68 anos.

Banco de Sangue

Outra coisa importante de destacar é que o Banco de Sangue do Hospital já está em funcionamento e precisa de doações. O atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 8h às 13h.

Há uma triagem clínica com um questionário extenso e pode haver outros critérios de exclusão identificados somente durante a entrevista.

Para doar sangue, basta dirigir-se ao Banco de Sangue portando documento oficial com foto. Você não deve estar de jejum e se a doação for feita após o almoço ou jantar, aguardar pelo menos 3 horas.

O Hospital fica na Avenida Santa Catarina, nº 2785. 2151-7086. Há estacionamento para doadores.

Ao lado dele, há uma UBS, na Rua Cidade de Bagdá, 529 – telefone: 5671-9200

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

  • Sou Paciente deste excelente hospital entrei praticamente em coma e estou hoje aqui Para parabenizar , Esta Maravilhosa Instituição , dês dos Porteiros o atendimento , a triagem os atenciosos Médicos grupo de enfermagem a Propriá diretoria as pessoas que dedicam sua vida para tornar tudo limpo e higiênico , para que tudo se mantenha em condições de Salvar vidas , sem contaminações. Meu Grande Abraço e Prazer de ter tido a sorte que o destino de minha vida tenha ido parar em suas mãos .Eu Amo todos vocês ,do fundo de meu Coração . Aproveito para Pedir sua benção (Senhor cirurgião) que se tornou o meu (Pai) deste novo Homem , (é seu filho que lhe escreve) . Serei eternamente agradecido A todos os Senhores que foram até o fim em seus Estudos e com isto se tornaram Campeões. Muito obrigado por não desistirem de Praticar o Bem as Pessoas. Meu Figado também agrade-se. Amor eterno.

WhatsApp chat Receba as edições por WhatsApp!