Siga-nos

Cultura

Nova exposição na Oca resgata vida de Luiz Gonzaga

Publicado

em

O Brasil perdeu, esta semana, um expoente da música do nordeste e da sanfona, o cantor Dominguinhos. Quem admira esta arte tão genuína e tipicamente brasileira ou quer conhecer, reverenciar este som, pode conferir tudo isso mais de perto, na exposição que trata de outro rei da sanfona. Depois de passar pelo Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, entre dezembro do ano passado e fevereiro deste, chega a São Paulo a exposição O Imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga. A mostra ocupará, até o dia 15 de setembro, o espaço expositivo do prédio da OCA, no Parque Ibirapuera.

Ao todo, estão reunidas obras de 60 artistas de todas as regiões do país, entre fotografias históricas e raras, livros e discos. Podem ser vistas também mais de 160 peças de arte criadas, em sua maioria, com exclusividade para a mostra coletiva.

Com curadoria de Bené Fontelles, a mostra traz arte em xilogravura, esculturas em madeira e cerâmica e indumentárias utilizadas por Gonzagão.

Serão projetados, ainda, quatro filmes: “O Milagre de Santa Luzia”, de Sérgio Roizenblit, “Viva São João!”, de Andrucha Waddington, “O Homem que Engarrafava Nuvens”, de Lírio Ferreira, e “Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões”, de Rose Maria.

A mostra recebeu o Prêmio Centenário Luiz Gonzaga da Funarte / MinC e tem realização da Secretaria de Cultura em parceria com a Fundação Athos Bulcão, Museu da Cidade, com patrocínio do Ministério da Cultura e Itaú e apoio do Instituto Itaú Cultural.

A Exposição “O imaginário do Rei – Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” é livre para todos os públicos e gratuita.

Está aberta desde 20 de julho e fica até 15 de setembro na Oca, no Parque do Ibirapuera, com entrada pela Av. Pedro Álvares Cabral. Telefone. 5574-5045. Visitas de terça a domingo, das 9h às 17h.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados