Siga-nos

Trânsito

Nova estação Santa Cruz já surge na paisagem

Publicado

em

Depois de sucessivos atrasos e promessas de prazos não cumpridos, finalmente estão despertando aos olhos os resultados das obras de expansão da Linha 5 – Lilás, que farão a conexão entre a Vila Mariana e a região de Santo Amaro.
Na região, o que mais chama a atenção é o canteiro de obras na Rua Domingos de Moraes, onde está sendo construída uma nova entrada para a estação Santa Cruz, na esquina com a Rua Pedro de Toledo.
E chama a atenção não apenas pelas constantes mudanças e desvios no viário, mas também porque já começam a subir as paredes da nova parada.
O metrô não tem mais divulgado prazos para a obra, que em 2013 chegou a ser anunciada como completa para 2015. Mas, já demonstra em seu site algumas ilustrações com o projeto de várias das estações que vão compor a expansão da linha, atualmente restrita ao trecho que vai do Capão Redondo à estação Adolfo Pinheiro.
Em setembro, ao visitar o canteiro de obras da estação Campo Belo, o governador admitiu novo atraso e anunciou que as obras devem ficar prontas apenas em 2016.
A parada Campo Belo, diferentemente da Santa Cruz, será subterrânea e ficará no cruzamento das avenidas Roberto Marinho e Santo Amaro. Na mesma área, haverá interligação com uma estação da linha 17-Ouro que funcionará em sistema de monotrilho e ficará elevada. Seus acessos serão construídos nas esquinas da avenida Roberto Marinho com as ruas Dr. Nelson Líbero e Ministro Luiz Galloti.
Com um investimento de R$ 7,5 bilhões, a expansão da Linha 5-Lilás terá, após a expansão, mais 10 km e 10 estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin). Ela fará a integração com a futura Linha 17 – Ouro, com a Linha 1 – Azul e a Linha 2 – Verde. A estimativa é transportar 781 mil passageiros por dia.
Nove estações serão totalmente novas e 2 reestruturadas.
De acordo com Alckmin, “essa obra é uma via integradora, que passa por 10 hospitais. Na Água Espraiada ela interliga com a linha 17 que é a Linha Ouro do bairro Morumbi. Em Santa Cruz interliga com a Linha 1 Norte/Sul e na Chácara Klabin interliga com a Linha 2. É muito importante para a região sul de São Paulo”.

 

As paredes da futura estação já começaram a ser erguidas. Do lado oposto da via, há desvios no trânsito para as obras

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2021 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados