Siga-nos

Meio ambiente

No consumo, valorize emoções, não produtos

Publicado

em

Presença deve ser efetivamente mais importante que o presente: significa o ato de doar parte de nosso mais valioso bem – o tempo

Dificilmente seu filho vai se lembrar quais foram os presentes que ganhou no último Natal ou aniversário. Muito menos qual foi o brinde que fez questão de conquistar comprando um sanduíche. Mesmo os adultos vão recordar quais os produtos que compraram ou ganharam em viagens de que participaram há alguns anos?
O que realmente importa é a experiência e a emoção de cada momentos: os encontros, as festas, os passeios, as boas gargalhadas divididas durante um jantar, as imagens de cada viagem realizada.
O consumo não deve ser uma prática rotineira desprovida de responsabilidade – a natureza tem recursos finitos e a compra de produtos ou mesmo serviços de forma impensada traz danos irreparáveis. Por isso, o Instituto Akatu criou uma lista de Dez Caminhos para o Consumo Consciente, que o jornal SP Zona Sul vem abordando quinzenalmente.
A oitava dica é “A experiência e a emoção mais do que o tangível”. De acordo com o Instituto, a máxima que revela este caminho é: “Presença é mais importante que presente!”. O Akatu aponta que os valores da sociedade consumista têm superado o que realmente importa na nossa vida: emoções, experiências, convivência, lealdade ao que realmente somos e sentimos.
Se adultos já têm confundido consumo com prazer de vida, para crianças é ainda mais complexo separar a felicidade de objetos alvo de publicidade cotidiana nos meios eletrônicos.
É preciso valorizar momentos promovendo, por exemplo, piqueniques saudáveis nos parques, viagens que não apenas permitem conhecer lugares lindos ou desvendar a história das cidades visitadas, como também compreender a importância de preservar a natureza.
O Akatu ensina: sabores, amanheceres e entardeceres, boas risadas, beijos, abraços constituirão nossas belas lembranças, enquanto raramente nos lembramos de quem deu qual presente e quando. “A presença significa o ato generoso de doar a alguém parte do nosso tempo, nosso mais valioso bem, totalmente perecível e não renovável.
Outra boa dica na hora de oferecer um presente, aliás, é proporcionar uma viagem ou uma vivência ao homenageado. Há agências de viagem que oferecem vivências por meio de visitas participativas e educativas como forma de aproveitar experiência e emoção proporcionadas por um novo destino.

 

Viajar, descobrir novas culturas, passear, dividir bons momentos. A experiência e a emoção devem ter mais importância que objetos tangíveis

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados