Siga-nos

Meio ambiente

Natal traz lições de respeito à natureza

Publicado

em

Durante as férias, as crianças têm tempo livre e muita energia para gastar. As famílias, entretanto, devem ter cautela para fazer com que este período seja usado para ensinar o respeito à natureza e não ocupado por novas ações de consumo e desperdício.

Há várias lições que as crianças podem assimilar nesta época do ano, a começar pelas compras. Se o hábito de trocar presentes é considerado tradicional no Natal, é preciso pelo menos fazer com que ganhe em consciência. Uma das sugestões é transmitir ensinamentos sobre como criar as próprias brincadeiras, reaproveitando materiais – até caixas de presente, por exemplo – e a valorizar brinquedos e jogos simples e divertidos que não demandam o consumo de energia e pilhas. Claro que as novas gerações precisam aprender a lidar com estes objetos, mas não precisa ser o único tipo de presente valorizado. Ensinar as crianças a importância do consumo consciente vai permitir que se tornem jovens e adultos que não trocam de aparelho a cada novo lançamento, ainda que o artigo ainda esteja em funcionamento.

Vale contar com a cooperação infantil para organizar um mutirão de coleta seletiva após a festa: separar as latas de alumínio, garrafas pet, potes de vidro e embalagens de papel e plástico usadas.

Outra negociação é com as doações após a festa. A cada nova roupa, brinquedo, livro, aparelho ou qualquer outro artigo comprado ou recebido como presente, a criança pode destinar algum item antigo para entidades assistenciais. Além de ensinar a importância de não acumular e valorizar bens materiais supérfluos, estimula a cooperação.

Férias também trazem noções de responsabilidade com animais de estimação. De forma alguma, seres vivos devem ser “o presente” para a criança – em especial se forem comprados de criadores. Cães e gatos devem ser preferencialmente adotados e não entregues como um objeto à criança. Ongs de proteção a animais ainda apontam para o fato que, durante as férias e festas de fim de ano, muitos animais são abandonados porque a família pretende viajar. O abandono de animais e, por isso, é preciso ter noção do que é a posse responsável.

Lembre-se ainda de respeitar o horário da coleta domiciliar e seletiva, para evitar que os resíduos fiquem expostos por longos períodos na rua, sujeitos à ação de animais e vândalos.

 

“Buscar um mundo melhor é um desafio que só conseguiremos vencer de forma conjunta. A Ecourbis Ambiental deseja que nas Festas de Fim de Ano não faltem sorrisos e abraços, fortalecendo ideias de união por um futuro de mais equilíbrio e sustentabilidade.”

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados