Siga-nos

Meio ambiente

Nas férias de julho, visite o Viveiro Manequinho Lopes

Publicado

em

Hoje, uma das principais funções do Viveiro Manequinho Lopes – implantado em 1920 como um parque inspirado nas áreas verdes europeias – é a produção e a distribuição das plantas herbáceas e arbustivas utilizadas nas áreas públicas da cidade, assim como a conservação de espécies ameaçadas de extinção. Durante o mês de julho, a Aventura nas Férias proposta pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), departamento de educação ambiental da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), oferece um roteiro pelo espaço.

As visitas podem ser feitas nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de julho, sempre às quartas-feiras, em dois horários: às 10h e às 14h. Não há inscrições prévias para conhecer os jardins, bosques, estufas, estufins e quadras que abrigam as mudas do Viveiro: cada sessão possui 20 vagas. Basta chegar com 15 minutos de antecedência na sede da UMAPAZ para a distribuição das senhas. A atividade é coordenada pela ecóloga Andréa Bossi e monitorada por Isabela Meniz, Levy Salles, Marcela Toledo, Mayara Tailly, Caetano Norichika, Clécia Carvalho e Lara Cárceles.

Muitos exemplares das espécies nativas da Mata Atlântica plantadas pelo jornalista e entomologista Manuel Lopes de Oliveira – primeiro administrador do Viveiro e homenageado no nome do local – ainda podem ser encontrados no Parque Ibirapuera, como pau-brasil, tipuana, pau-ferro e sibipuruna. Entres eles, estão também os eucaliptos responsáveis pela drenagem do terreno de várzea do parque, que permanecem neste local até hoje.

SERVIÇO: Aventura nas Férias – Dias: 10, 17, 24 e 31 de julho (sempre às quartas); às 10h e às 14h (retirada de senha com 15 minutos de antecedência). Local: Av. IV Centenário, 1268 – Parque Ibirapuera

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados