Siga-nos

Educação

Na volta às aulas, alunos do Avicena usam Material Dourado

Publicado

em

Material desenvolvido por Maria Montessori foi atividade lúdica de aprendizagem

23 de Janeiro – Primeiro dia de aula. Os alunos entravam pelos corredores e se deparavam com a frase: “Embarque nesta aventura no Colégio Avicena”. A diretora pedagógica Silvaneide Carvalho explica: “O convite é para uma grande aventura, pois o processo de aprendizagem pode e deve ser de descobertas e desafios”.

Recepcionados por seus professores, estudantes realizaram passeios pela instituição, gincanas, dinâmicas, avaliação diagnóstica e algumas turmas, de início de ciclo, assistiram ao filme Divertida Mente com o objetivo de falar sobre as emoções.

As atividades foram desenvolvidas levando em conta sempre o ciclo em que cada aluno se encontra, já que o Colégio Avicena atende da Educação Infantil a 3ª série do Ensino Médio”Início de ano letivo é capaz de provocar diferentes emoções nos alunos, pais, professores e colaboradores”, resume Silvaneide.
Passada a primeira semana, as atividades pedagógicas continuaram, sempre mantendo a busca por tornar a aprendizagem significativa.

O alunos do 5º ano B, por exemplo, revisaram o conteúdo do Sistema de Numeração Decimal através do jogo e de um material didático específico. Escolhido pela professora Lourdes, o “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori e ficou conhecido no princípio como “Material das contas douradas”.

Os alunos jogaram com o material dourado no pátio do Colégio em pequenos grupos. Após esse momento lúdico, foram para a sala, debateram sobre a atividade e depois registraram em seus cadernos suas conclusões.

Essa análise mostrou que o Material Dourado
– proporcionou cooperação, devido ao trabalho em grupo;
– desenvolveu o raciocínio lógico e os cálculos matemáticos;
– permitiu o entendimento do sistema de numeração decimal;
– evidenciou que os números são infinitos.

“Ao realizar esse tipo de atividade os alunos, além de aprenderem de forma lúdica, tornam-se agentes do processo de aprendizagem, o que faz com que o ato de aprender tenha realmente um significado”, conclui Silvaneide.

O Colégio avicena fica na Rua Dona Cesária Fagundes, 60 – Saúde. Está com matrículas abertas para 2017. Informações pelos telefones 2276-2534 e 5581-4665 ou no site www.colegioavicena.com.br

 

Foto 8

Foto 9

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados