Siga-nos

Comunidade

Vila Mariana tem maior cafezal urbano do mundo

Publicado

em

Por: Ana Coluccio

Mtb 23403

O maior cafezal urbano do mundo fica em uma área atrás do prédio Histórico do Instituto Biológico (IB), na Vila Mariana, e ocupa 10 mil metros quadrados, com lavoura totalmente orgânica.

O cafezal é aberto ao público e os visitantes aprendem ali princípios das boas práticas agrícolas, sustentabilidade e agricultura regenerativa.

As primeiras mudas foram plantadas naquele terreno em meados da década de 1950, com o objetivo de servir à pesquisa científica na área e preservar a memória histórica do instituto.

Criado em 1927, o órgão surgiu para oferecer soluções para o controle de pragas nas lavouras do estado. Vale ainda destacar que, na época, a Vila Mariana ainda era uma região pouco habitada e nem o parque do Ibirapuera existia.

“O café está aqui no instituto como uma memória à sua criação. O Instituto Biológico foi criado para resolver o problema da broca-do-café, um tipo de inseto que se insere no interior do grão. Então, é por isso que a gente tem aqui o cafezal: para preservar essa memória”, explica Harumi Hojo, pesquisadora científica do Instituto Biológico.

Desde então, a plantação tem sido um instrumento de divulgação da cafeicultura, técnicas sustentáveis no manejo, educação ambiental e promoção de uma vivência única de visitação a uma cultura de café em área urbana.

Ao longo dos anos, diversas práticas agrícolas sustentáveis são testadas no cafezal, como aproveitamento da matéria orgânica da cultura, uso de biofertilizantes e outros bioprodutos para o controle de pragas e doenças. “A ideia foi transformar em um cafezal orgânico. Então, a gente foi buscando alternativas de como conduzir isso, por meio de controle biológico e sem usos de defensivos”, afirma Harumi.

Atualmente, a plantação possui cerca de mil pés de café das variedades Mundo Novo e Catuaí e outros 1,5 mil pés de seis variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que também é ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A última colheita rendeu lotes de alto padrão de qualidade.

Em 2020, a partir de uma parceria com a Nestlé, essas práticas foram diversificadas. “O desafio era fazer uma renovação do cafezal. Para isso, a genteplantou outras variedades de café, por meio de sugestões do Instituto Agronômico, que tem variedades recomendadas para uma cultura orgânica por serem mais resistentes”, afirma a pesquisadora.

Entre as novas ações, está também um novo levantamento da presença de polinizadores no cafezal. O aumento é decorrente tanto das práticas de manejo no cafezal e também no entorno, com o plantio de plantas atrativas para insetos que dispersam pólen.

“No decorrer dos anos, a gente foi realizando algumas ações no entorno do instituto para que esse aumento de insetos polinizadores fosse possível. Na calçada da frente, por exemplo, nós fizemos o primeiro corredor verde de polinizadores”, conta Hirume.

Além disso, o entorno das plantações também abriga caixas com abelhas sem ferrão. “A gente colocou armadilhas de diferentes cores e alturas para ver se conseguia coletar as abelhas ou outros insetos polinizadores na época de floração. Baseado nisso, a gente faz a fotografia de cada inseto para saber quais são os polinizadores que a gente conseguiu coletar.”

Sabor da Colheita

“As pessoas vêm aqui conhecer, fazer essa vivência. Quem não consegue ir para o interior para visitar uma plantação de café, é uma chance de vir aqui conhecer”, diz a pesquisadora. “E quando vem conhecer o cafezal, já passa também a conhecer o Instituto Biológico, que desenvolve pesquisas em várias áreas”, completa Harumi.

As visitas são liberadas para grupos de até 30 pessoas e podem ser feitas por meio de agendamento pelo e-mail cafezalurbanoib@biologico.sp.gov.br.

O cafezal do Instituto Biológico também recebe anualmente o evento “Sabor da Colheita”, que marca o início da safra no estado. Lá, o público pode passar por uma experiência imersiva, que vai da colheita dos frutos maduros no cafezal até a degustação dos melhores cafés do país.

A edição deste ano acontece no próximo dia 27/05, sábado, das 9h às 12h, com entrada gratuita. Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana.

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Maria Raquel

    27 de maio de 2023 at 23:45

    Estive hoje aí.
    Levando minha filha através de um grupo escoteiro.

    Foi lindo de ver!

  2. Marilza

    28 de maio de 2023 at 11:14

    Maravilha, quero conhecer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados