Siga-nos

Cultura

Na Vila Mariana, solistas dedilham cordas em show

Publicado

em

A Série Concertos, programação já tradicional aos finais de tarde de sábado no Sesc Vila Mariana dedicada exclusivamente às formações camerísticas, apresenta no mês de novembro solistas dos instrumentos de cordas dedilhadas. A proposta é difundir da música erudita, buscando aproximar o público em um processo de ampliação de repertório e formação musical.
A cada semana a Série Concertos proporciona um mergulho em um aspecto desse universo, seja ele um repertório específico, uma formação instrumental ou um período histórico.
Em novembro, o enfoque é apresentar as possibilidades e repertórios específicos para instrumentos de cordas dedilhadas, desde os alaúdes renascentistas, cujos repertórios datam do século XVI, até o violão moderno, passando por outros menos conhecidos do grande público como teorba, archiluto (ou arquialaúde), vihuela de mano, guitarra barroca e guitarra romântica. A série aborda também outras paletas sonoras mais regionais, como a guitarra flamenca e a viola brasileira, também conhecida como viola caipira.
No primeiro sábado, dia 7, Guilherme de Camargo apresenta o concerto “Alaúde, Teorba e Guitarras: Cinco Séculos de Cordas Dedilhadas”: a partir de extensa pesquisa musicológica, a apresentação traz à luz repertório que narra a história do desenvolvimento dos diferentes instrumentos de cordas dedilhadas. Cada período musical e estético é retratado em repertório apropriado à época e ao instrumento escolhido. São utilizados no mesmo recital o alaúde renascentista, o alaúde barroco, a teorba, a guitarra barroca, a viola de arame e a guitarra romântica, demonstrando de forma visual e sonora o caminho percorrido até a solidificação do instrumento que hoje chamamos de violão.
No dia 14, Rosimary Parra (foto acima) traz repertório para vihuela, na sua maior parte vindo de livros de música de sete vihuelistas do século XVI que tem grande significado dentro da música instrumental do período. Temas das obras “El Maestro” de Luys de Milan, “Los Seys Libros del Delphín” de Luys de Narvaez , “Silva de Sirenas” de Enríquez de Valderrábano e “Três libros de musica en cifra para vihuela” de Alonso de Mudarra serão apresentados no concerto “A Música Ibérica para Vihuela de Mano e Guitarra Barroca”.
No dia 21, o violeiro Neymar Dias interpreta o repertório erudito para viola caipira contemplando obras de Bach, Mozart e Villa-Lobos, além de suas próprias peças para viola solo, instrumento cuja sonoridade aproxima-se muito da do cravo (instrumento de teclas cujas cordas são beliscadas, e não percutidas como o piano), sendo bastante utilizada atualmente na execução de peças dos séculos XVII e XVIII.
Para finalizar a série, no último sábado do mês (dia 28), o alaudista e teorbista carioca Fernando Dell Isola apresenta repertório exclusivo com obras de Alessandro Piccinini, Gianoncelli e Kapsberger para Arciliuto, também conhecido com Arquialaúde.
Para assistir às apresentações, basta retirar os ingressos gratuitos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento da Unidade.
De 7 a 28 de novembro, sábados, às 18h30, no Auditório
O Sesc fica na Rua Pelotas, 141. Telefone: 5080-3000.

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Katia

    16 de agosto de 2018 at 12:19

    Que coisa maravilhosa, fico maravilhada em ver esses instrumentos sendo resgatados e grandes obras sendo tocadas, feliz por ainda existir coisas tão bonitas para serem ouvidas e apreciadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados