Siga-nos

Saúde

Musicoterapia facilita comunicação, organização e até resgate de sentimentos

Publicado

em

Que a música faz bem à alma, todos nós intuitivamente já sabemos. E aquilo que faz bem à alma, trata sentimentos e organiza pensamentos, pode também fazer bem à saúde, tornar nosso corpo mais saudável. Mas, o que muita gente ainda não descobriu é que é possível recorrer a profissionais qualificados, que sabem usar a música e elementos sonoros de forma técnica para cuidar de nossa saúde. É o que fazem os musicoterapeutas.

A musicoterapia empregada em terapias individuais e de grupos, com as finalidades de: desenvolver a capacidade de comunicação e de expressão e de melhorar o relacionamento social, a aprendizagem, trabalhando com a estimulação de potenciais criativos, desenvolvimento global, memória, cognição autoconhecimento, entre outros.

Eles já existem no Brasil desde a década de 70, mas a disciplina vem se tornando mais difundida nos últimos anos. Um especialista mundialmente famoso, Ronaldo Benenzon, define este tipo de terapia de forma bem interessante. “Através do contexto não-verbal sonoro-musical, a musicoterapia permite ao homem reencontrar seus sentimentos e emoções, suas raízes, sua etnia e sua história”.

A musicoterapia pode agir tanto de forma preventiva como no de tratamento; de forma autônoma ou integrando equipes multidisciplinares, ou seja, em conjunto com outras formas de tratamento.

Os musicoterapeutas atuam em uma variedade enorme de ambientes e de situações em que o despertar da emoção e da afetividade pode beneficiar as pessoas, as famílias, as empresas e as instituições.

E o melhor de tudo: a musicoterapia não tem contraindicações e é recomendada para todas as idades e qualquer quadro clínico.

Fernando Moucachen e Marina Gil

Musicoterapeutas

966321234 e 994059675

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados