Siga-nos

Cultura

Museu Segall destaca fotojornalismo

Publicado

em

Quem ama fotografia tem que conhecer a obra de Andreas Feininger. E o Museu Lasar Segall, na Vila Mariana, está com uma grande mostra da obra deste pioneiro do fotojornalismo moderno. É a primeira vez que a obra chega à América Latina.

Feininger foi fotógrafo consagrado da revista Life e sua produção resultou em um enorme acervo de imagens. A mostra no Lasar Segall foi montada a partir de um recorte da cidade de Nova York nos anos 1940. Nas imagens, o fotógrafo demonstra o olhar extraordinário para a paisagem urbana, e de uma avidez visual insaciável.

“Interessou-me tudo aquilo que foi criado pelo homem: desde a maquinária, até os prédios ou os aviões e, particularmente, interessa-me a cidade, embora de uma forma integral. Gosto de mostrar tudo como um conjunto: os carros, os sinais de trânsito, os edifícios e qualquer outra coisa presente”, dizia Feininger em entrevista poucos anos antes de sua morte, em 1999, e aos 92 anos de idade.

Museu Segall destaca fotojornalismo

Feininger deixou um legado excepcional não apenas no mundo da fotografia, como nos mais de cinquenta livros publicados sobre o tema. A exposição organizada pelo Museu Lasar Segall é composta por 93 fotografias, com diversos materiais dos anos 1940: alguns exemplares da revista Life com imagens de A. Feininger, um modelo da câmera Leica e um da Rolleiflex, alguns velhos filmes Kodak Super XX e estojos que A. Feininger usara durante esse período, assim como um mapa de Manhattan, com marcações onde Feininger fotografou muitas das imagens expostas.

A exposição foi organizada pelo Arquivo Andreas Feininger Tübingen, Alemanha a/c Museu Zeppelin Friedrichshafen e Museu Lasar Segalle tem como curadores Jorge Schwartz e Marcelo Monzani.

Pode ser visitada de terça a sábado e feriados das 14h às 19h; domingos das 14h às 18h. Grátis.

O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111. Telefone: 5574-7322

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados