Siga-nos

Cultura

Museu Lasar Segall reabre de forma definitiva neste sábado, 12

Publicado

em

Cafeteria com wifi disponível aos usuários, bicicletários e uma renovada infraestrutura elétrica, hidráulica, com climatização, iluminação, segurança e telhados também remodelados.
As obras no Museu Lasar Segall, executadas com recursos Fundo Nacional de Cultura e da Petrobras, estenderam-se além do previsto, mas o espaço cultural se tornou um lugar ainda melhor. Neste sábado, 12, o Museu reabre em definitivo suas portas, com retomada de sua política de interatividade com o público.
Em agosto, o Museu havia retomado a área expositiva mas foi novamente necessária a interrupção da visitação para manutenção. Agora, além da exposição “Mário de Andrade e seus dois pintores: Lasar Segall e Candido Portinari”, o museu reabre com “Cárceres a duas vozes: Piranesi e Ana Maria Tavares”, mostra que reúne a série de dezesseis gravuras dos Cárceres (c. 1761) de Giovanni Battista Piranesi (Veneza 1720-Roma 1778), cedida pela Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
O objetivo desta nova exposição é estabelecer um diálogo inédito do gravurista italiano mais importante do século XVIII com uma artista brasileira contemporânea, que se deixou seduzir pela estrutura labiríntica dos Cárceres, para forjar uma obra em série (Airshafts para Piranesi).
A mesma Ana Maria Tavares assina as obras que ocupam os jardins e retoma o uso externo do Museu. A sétima edição do projeto Intervenções (Tête-à-tête) propõe, portanto, uma interlocução com o espaço expositivo interno.
Cárceres de invenção (título original) foi a série produzida por Piranesi precocemente, aos vinte e cinco anos de idade, e retrabalhada anos mais tarde em uma segunda sequência, com efeitos mais sombrios e detalhados, consagrando o artista para a posteridade. Nascido em Veneza, o artista passou uma vida registrando em gravuras as ruínas de Roma, na busca de uma tradição etrusca por ele considerada perdida na arquitetura grega. Ao contrário das Vistas de Roma, os Cárceres são claustros imaginários, sem pontos de fuga, que se desdobram sobre si mesmos.
Cinema
Para este sábado, 12, está prevista também a reabertura do Cine Segall, que durante a reforma teve sua programação realizada no Centro Cultural São Paulo.
Já a biblioteca e a oficina de fotografia só estarão novamente em operação a partir de fevereiro de 2016.
O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111 – Vila Mariana. Funcionamento de Quarta a Segunda, das 11 às 19 horas, com entrada gratuita. Telefone: 2159-0400.

 

“Espantalho” (1940), de Portinari, é uma das obras em exposição

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados