Siga-nos

Cultura

Museu Lasar Segall fecha para reforma e só deverá reabrir portas em outubro

Publicado

em

Por quase um ano, o Museu Lasar Segall estará com as portas fechadas ao público a partir desta sexta, dia 20 de dezembro. De acordo com a direção deste que é um dos mais importantes e interativos museus de São Paulo, o museu conseguiu captar recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) e da Petrobrás que vão permitir a realização de obras de infraestrutura no prédio. O projeto de reforma, que vem sendo preparado há mais de um ano, será realizado durante o próximo exercício e a expectativa é que reabra em outubro de 2014.

Serão desenvolvidos trabalhos de reparação nos telhados, parte elétrica e também na climatização do museu, que funciona na casa onde vivia a família Segall no passado – incluindo o ateliê em que Lasar produziu muitas de suas obras.

o Museu Lasar Segall encerrará, no próximo dia 20 de dezembro,

Mas, o período de reformas não representa interrupção da agenda – só que as atividades serão promovias em espaços parceiros. A assessoria de imprensa do Museu Lasar Segall informa que exposições, cursos, oficinas e ação educativa serão programadas em outras instituições e serão divulgadas ao longo do ano.

Da mesma forma, o acompanhamento das obras poderá ser feito pelos fãs do museu Lasar Segall durante o período de reforma. As informações referentes ao andamento dos trabalhos serão atualizadas constantemente no site do museu.

Histórico

O Museu Lasar Segall está prestes a completar meio século de existência. Idealizado pela esposa de Lasar, Jenny Klabin Segall, ele foi criado em 1967, dez anos após a morte do artista, pelos filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Está instalado na Rua Berta, uma travessa da Rua Domingos de Moraes, antiga residência e ateliê do artista. Os imóveis foram projetados em 1932, pelo famoso arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik, também autor do projeto da primeira Casa Modernista do país, localizada a poucos metros dali, na Rua Santa Cruz. Gregori era casado com Mirna Klabin, irmã de Jenny.

A Vila Mariana, aliás, na primeira metade do século XX, era conhecida como bairro em que os artistas modernistas se reuniam com frequência.

Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura, como unidade especial.

Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas monitoradas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e criação literária, projeção de cinema, e ainda abriga uma ampla biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia.

O acervo do Museu Lasar Segall é formado por 3.008 trabalhos originais do artista, doados por seus filhos Maurício Segall e Oscar Klabin Segall. Abrange a parcela mais representativa da obra artística de Lasar Segall, permitindo uma visão abrangente desta produção em toda sua diversidade técnica e temática. Tem também móveis desenhados pelo próprio Segall para sua residência, livros, fotografias, documentos…

O site do museu, onde será divulgado o andamento da reforma, também traz acervo digitalizado. Confira em www.museusegall.org.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados