Siga-nos

Meio ambiente

Museu Botânico é aula de preservação ambiental

Publicado

em

PASSEIOS

Estimular a curiosidade  e despertar a consciência ecológica dos visitantes. Desde que foi reformado, no início da década de 1990, o Museu Botânico reformulou suas exposições permanentes e passou a desenvolver uma programação de acordo com um projeto mais interativo. Um dos principais objetivos é garantir mais integração com o próprio Jardim Botânico, onde está localizado. Visita-lo, por outro lado, é também uma viagem ao tempo e uma aula de preservação ambiental, já que o museu foi idealizado pelo cientista Frederico Carlos Hoehne na década de 1940!

Dividido em cinco ambientes, o edifício foi construído para sediar o acervo do museu e inaugurado há mais de sete décadas.  Conserva um conjunto de aproximadamente 1300 exsicatas – plantas secas e herborizadas, acompanhadas de rótulos com informações para pesquisa, apresentadas segundo o ecossistema em que ocorrem no Estado de São Paulo (mata atlântica, cerrado, mata ciliar, manguezal, vegetação litorânea, exibidas de forma rotativa. Tem ainda frutos e sementes característicos dos ecossistemas apresentados, uma seção dedicada a vegetais de importância econômica, comalgas, fungos, fibras, óleos e essências vegetais, além de exemplares raros de madeiras, fotografias, painéis explicativos, obras de arte e materiais referentes à história do Jardim Botânico de São Paulo.

Horário de funcionamento: de quarta a domingo, das 9h às 17h. Aberto também em feriados. Av. Miguel Estéfano, 3.031 – Água Funda. Telefone: 5073-6300.

 

Desde a década de 1940
Casa dentro do Jardim Botânico abriga importante acervo educativo

 

Advertisement
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Museu Botânico de São Paulo é uma aula de preservação ambiental | Blog da WasserLink

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados