Siga-nos

Urbanismo

Mulheres que fizeram história na região podem ser homenageadas

Publicado

em

Depois que foi refeito o traçado das alças de acesso ao viaduto Matheus Torloni, no Jabaquara, com novo projeto viário, formaram-se novas ruas e praças que ainda não têm nome. Mas, o jornal São Paulo Zona Sul, a Sociedade Amigos da Cidade Vargas, Conseg Jabaquara e moradores locais estão propondo que no local seja homenageada a atriz Marly Bueno, que nasceu e viveu no bairro até despontar como artista de cinema, tv e teatro. Marly, que faleceu em 2012, foi a primeira pessoa a aparecer na tv brasileira, ao lado de sua irmão Miriam Simone.

No início de sua carreira, ainda vivendo na Cidade Vargas, Marly foi também miss Cidade Vargas. Ela apareceu na capa da primeira edição do Jornal SP Zona Sul, em julho de 1960, como Rainha da Cidade Vargas, por conta de eleição da Sociedade Amigos da Cidade Vargas, promovida naquele ano.

A atriz era também filha do primeiro presidente da entidade, Domingos D’Angelo, e irmã do fundador do jornal SP Zona Sul, Luiz Ismar D’Angelo Netto.

A ideia de homenagear Marly ganhou força com a iniciativa do jornal O Estado de S.Paulo que, em janeiro deste ano, lançou a campanha “Somos mais que 16%”. A ideia é estimular vereadores a homenagear mais mulheres que fizeram parte da história de São Paulo e do país com nomes de ruas, praças, equipamentos públicos e outros logradouros já que, atualmente, entre os espaços que prestam homenagens a pessoas e celebridades, apenas 16% são de mulheres.

A campanha também incluiu a criação de um site onde internautas podiam sugerir mulheres a serem homenageadas e votar em suas preferidas. Marly Bueno está em 12o. lugar na votação popular.

Outra mulher que fez história no país e têm relação com a Zona Sul de São Paulo é Dorina Nowill, e que está em 5o. lugar na votação popular, pelo site www.16porcento.com.br.

Criadora da Fundação para o Livro do Cego no Brasil, em 1946, Dorina faleceu em  2010. Atualmente, a entidade leva o nome de sua idealizadora – Fundação Dorina Nowill, e mantém sede na Vila Clementino.

O jornal São Paulo Zona Sul está sugerindo que uma UPA em construção no mesmo bairro e na mesma Rua Dr. Diogo de Faria leve o nome da educadora.

Vereador

Os nomes de ruas e outros logradouros públicos da cidade são dados por vereadores. Por isso, ao concluir sua campanha Somos Msis que 16%, o jornal O Estado de S. Paulo levou o projeto e as sugestões à Câmara Municipal.

O jornal São Paulo Zona Sul entrou em contato com o vereador Aurélio Nomura, do PSDB, líder do prefeito João Doria na Câmara, para que ele encampe a ideia de indicar diversos nomes de mulheres – entre eles, Marly Bueno e Dorina Nowill.

O verador ficou empolgado e comprometeu-se a apresentar os projetos sugeridos, desde que haja anuência das famílias.

Em visita à sede do jornal São Paulo Zona Sul, Nomura, que também é morador da Zona Sul da capital, concordou com a importância de relacionar a história e a trajetória das mulheres homenageadas com o bairro onde será feita a homenagem.

Ele está realizando consultas técnicas aos logradouros sugeridos, enquanto analisa também outras ideias de nomear logradouros com nomes de figuras femininas de importância igualmente inquestionável: Nair Bello, Tomie Ohtake e Ruth Cardoso estão entre elas.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados