Siga-nos

Cultura

Mostra traz fotomontagens políticas à Vila Mariana

Publicado

em

Uma nova exposição entra em cartaz no Museu Lasar Segall e será uma oportunidade para os amantes da arte de questionamento. Pela primeira vez no Brasil, estarão expostas 50 fotomontagens produzidas pelo fotógrafo alemão John Heartfield (1891-1968) para a revista AIZ (Arbeiter-Illustrierte Zeitung – Revista Ilustrada do Trabalhador).
As fotos integram o acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderno (Ivam). Todas as obras apresentadas nesta exposição são originais da revista AIZ – que, em 1936, passou a se chamar VI (Volks Illustrierte – Revista Ilustrada do Povo) – e foram produzidas pela técnica de rotogravura e tipografia. O artista realizou, entre 1930 e 1938, 237 fotomontagens para essa revista.
Com circulação semanal de aproximadamente 500 mil exemplares, entre os anos de 1930-1938, AIZ foi publicada pela editora Malik, fundada em 1917 por Heartfield e seu irmão Wieland Herzfeld. A primeira publicação da editora foi o jornal Neue Jugend (Nova Juventude), onde colaborou também George Grosz, com quem Heartfield desenvolveu em parceria inúmeros trabalhos.
John Heartfield nasceu em 19 de junho de 1891, em Berlim, com o nome de Helmut Herzfeld. Adotou, em 1916, o nome John Heartfield em protesto contra as atitudes xenófobas da sociedade alemã em relação à Inglaterra.
Em 1933 e com a ascensão do regime nazista, Heartfield foi para Praga tendo sido extraditado de volta para a Alemanha, em 1938. Viajou para Londres, onde expôs seus trabalhos e, a partir de 1939, fixou residência até 1950, colaborando com várias editoras. Regressou após a Segunda Guerra Mundial para a República Democrática Alemã, realizando, entre outros projetos, desenhos gráficos e cenários para o Berliner Ensemble de Bertolt Brecht.
Fotógrafo, designer gráfico, cenógrafo e promotor cultural, é considerado o fundador da fotomontagem política. Artista profundamente engajado na realidade social, foi figura determinante das vanguardas históricas
A exposição abre neste sábado, 24 às 17h e pode ser visitada diariamente das 11h às 19h, exceto às terças, quando o museu está fechado. O Lasar Segall fica na Rua Berta, 111. E atenção para o novo telefone do museu: 2159-0400.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados