Siga-nos

Cultura

Mostra na Vila Mariana reúne clássicos do cinema oriental

Publicado

em

Akira Kurosawa, Yasujiro Ozu e Yojiro Takita são alguns dos grandes nomes do cinema oriental que compõem a mostra “Mestres do Cinema Japonês”, que será exibida a partir do dia 5 de abril na Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Composta por 17 filmes, a seleção traz tanto obras clássicas como contemporâneas.

O primeiro estúdio de cinema no Japão surgiu em 1904, apenas nove anos depois do início da sétima arte. Na década de 1930, um código de censura entrou em vigor para impedir críticas sociais, permanecendo até o fim da 2ª Guerra Mundial. No período de ocupação americana, o cinema também sofreu restrições, que acabaram em 1952.

A obra mais antiga exibida na mostra é “Pai e Filha”, de 1949, com direção de Yasujiro Ozu. Sua mais famosa produção, “Era uma Vez em Tóquio”, de 1953, também será apresentada. Ozu é conhecido no meio cinematográfico, entre outras características, por abordar temas cotidianos e utilizar câmera estática à altura do chão.

Akira Kurosawa também integra a seleção com dois longas-metragens: “Rashomon” e “Ran” (foto). Com o primeiro, foi responsável por dar visibilidade internacional ao cinema japonês, vencendo o Festival de Veneza em 1951. O segundo, de 1985, foi inspirado numa obra de William Shakespeare, “Rei Lear”.

“A Partida”, aclamado longa de Yojiro Takita, também está na programação. A produção foi premiada, em 2009, com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Entre os filmes mais recentes da mostra estão “Tabu” (1999), de Nagisa Oshima, “Ninguém Pode Saber” (2004), de Hirokazu Kore-eda, e “13 Assassinos” (2011), de Takashi Miike.

A Biblioteca Pública Viriato Corrêa (Temática em Literatura Fantástica fica na R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 1º a 28/4. Grátis.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados