Siga-nos

Gastronomia

Micheluccio: história de amor à pizza que começou há 54 anos

Publicado

em

A história da origem da pizza pode até ter diferentes versões, mas o mundo todo concorda que foram os italianos que aprimoraram e espalharam essa que é uma das delícias mais consumidas no mundo. E, aqui em São Paulo, sem dúvidas, a capital mais italiana do Brasil, a tradição se transformou em sabor, capricho no preparo e… milhares de fãs, de todas as origens.

Entre os milhões de descendentes que ajudaram a construir a cidade e deixar marcas da cultura na cidade, não dá para deixar de falar da história de Afonso Pascoal. Ele desembarcou por aqui pouco antes da Segunda Guerra Mundial, vindo da capital da pizza mundial: Nápoles.

Ele ainda exercia sua função como padeiro, quando conheceu a imigrante portuguesa que se tornaria sua esposa, dona Assunção. Afonso transmitiria sua paixão, seu dom e todo seu conhecimento aos três filhos: Miguel, João e Manuel.

Coube a Miguel a missão de aproveitar esse talento montando a primeira pizzaria, em 1966, na Rua da Consolação: em homenagem ao “Miguelzinho”, nascia a Micheluccio! A fama da massa logo correu a cidade e a casa que ficava em frente ao Cine Belas Artes, tornou-se um ponto de encontro de famílias e grupos de amigos.

Depois, ao longo das décadas finais do século XX, algumas filiais foram abertas na cidade, mas a família dos fundadores terminou impossibilitada de manter o nome.

Até que recentemente Marcus Paschoal, filho de Miguel, decidiu resgatar a verdadeira tradição da Micheluccio na capital paulista e implantou uma unidade na Aclimação e outra no Morumbi.

Sabores clássicos, daqueles que os clientes mais antigos se recordam, até montagens originais estão no cardápio, com uma característica em comum: a massa caprichada e leve, fermentada por 72 horas e com molho especial feito a partir de tomates italianos fresquíssimos.

No total, são 43 sabores, entre opções salgadas e doces, que harmonizam com os diversos vinhos da carta bem elaborada da casa.

Pão de calabresa da casa

O tradicional e delicioso Pão de Calabresa é uma das opções de entradas e o menu ainda traz Calzones e até Pizzas Veganas.

50% de desconto

Para pedidos online, a Micheluccio tem aplicativos disponíveis tanto no Google Play quanto na AppleStore, que está oferecendo 50% de desconto no Primeiro Pedido.

Nele também é possível conferir todos os sabores disponíveis.


 

A Micheluccio tem duas unidades:

• UNIDADE ACLIMAÇÃO
Rua Pedra Azul, 610
Tel.: 11 5082-3650

• UNIDADE MORUMBI
Av. Giovanni Gronchi, 5461,
Tel.: 11 3773-5252

Advertisement
2 Comentários

2 Comments

  1. Eduardo Mello

    18 de outubro de 2021 at 21:05

    Tive a sorte de morar na esquina da Av. Paulista com a Consolação entre 73 e 93, cheguei lá criança, lembro bem do MIchellucio e seu dono com camisa social listrada e muita brilhantina na cabeça, muitas vezes eu ia ao caixa pedir a pizza, feita na entrada da Pizzaria envidraçada no forno a lenha. Jogando futebol em meu prédio, ás vezes a bola ultrapassava a casa do Pão de Queijo e a farmácia e caia no terreno de fundo da pizzaria, e eu, saia do prédio, descia a rua da Consolação e ia pedir a bola na Pizzaria, quem atendia pedia pra eu descer até o fundo e pegar a bola, no retorno eu via grandes bacias já com tomates cortados meticulosamente, bem como queijo e outras coisas mais, todas já preparadas para o movimento noturno que era enorme, o salão era bem grande era comum ter 20 pessoas numa mesa comemorando um aniversário ou reuniões de famílias e amigos, bons tempos, … fiquei feliz em saber que parte dessa tradição não foi perdida, qualquer dia desses apareço por lá. Obrigado por nos atender tão bem.

  2. Jandinaldo Medeiros

    18 de agosto de 2022 at 20:43

    Eita meu sobrinho Dudu, voltei no tempo, e que tempo! Que delícia era ficar observando o pizzaiolo preparar minha preferida ( portuguesa).
    Lembrando aqui também, do Jota’s na mesma rua…
    Quando for a São Paulo com certeza passarei numa das duas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados