Siga-nos

Transporte

Metrô vai melhorar luminosidade em acessos a estações da região

Publicado

em

Na semana em que uma cadeirante foi flagrada por um cinegrafista amador subindo de joelhos as escadarias da estação Ana Rosa (veja matéria abaixo), a Companhia do Metropolitano anunciou que pretende reformar várias estações da região para melhorar o acesso a algumas paradas mais antigas, contruídas ainda sem algumas características e preocupações contemporâneas.
Entretanto, as obras previstas no edital não se referem a características voltadas a pessoas com mobilidade reduzida, já que obras anteriores dotaram as estações com elevadores.
Agora, a intenção do metrô é garantir aspectos sustentáveis, como a abertura de vãos para entrada de luz natural, gerando não só economia de energia elétrica como maior “conforto visual” aos usuários.
Serão readequados os acessos das estações Jabaquara, Ana Rosa, Paraíso e Luz, todas da Linha 1-Azul. Para a contratação das obras, que devem ser concluídas em 10 meses a partir do seu início, o Metrô lançou edital.
Os serviços compreendem a execução de aberturas adicionais para ampliar os efeitos da iluminação natural e redimensionar a iluminação artificial interna, conceitos inexistente à época da construção dessas estações, nas décadas de 1960 e 1970.
Quando prontos, os novos acessos permitirão maior incidência da iluminação natural durante o dia e, à noite, também contarão com elementos de iluminação artificial mais modernos, promovendo economia de energia elétrica.
As estações foram escolhidas por possuírem as mesmas características e concepção arquitetônicas. O orçamento estimado pelo Metrô para esta licitação é de aproximadamente R$ 560 mil reais.
O metrô vem modernizando suas estações antigas através de reformas que garantiram troca da sinalização e comunicação visual, implantação de elevadores, mudança de piso e forros, além de alterações em calçadas e muretas externas.
Os antigos relógios analógicos também foram substituídos por paineis eletrônicos que, entretanto, ainda não estão em funcionamento.
Edital
O edital ditando as regras das reformar foi republicado no dia 8 de janeiro.
Pode ser obtido gratuitamente por meio da Internet, no site www.metro.sp.gov.br. Ou retirado (versão em CD-R) no protocolo da Gerência de Contratações e Compras, situada na Rua Boa Vista, 175, 2º Andar, São Paulo, no período de 08/01/2015 à 09/02/2015, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, mediante o pagamento de R$ 10,00.

 

As estações mais modernas, como a Sumaré, têm aberturas para garantir luminosidade natural.

 

 

Linhas de ônibus têm pontos finais alterados aos domingos

Desde o último sábado, 17, foram modificados os itinerários de quatro linhas de ônibus por conta da realização do Feirão do Jabaquara aos domingos, na Rua Anita Costa.
A linha 5015/10 Jd. São Jorge – Metrô Jabaquara passa a ter ponto final naRua Anita Costa lateral do comércio nº 160, apenas durante o período da feira. A ide é normal até a Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Rua Tuparaí, Rua Anita Costa e a volta tem início na Rua Anita Costa, Rua dos Comerciários, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, prosseguindo normal.
As linhas 5010/10 Jabaquara – Santo Amaro e 5702/10 Refúgio Santa Terezinha – Metrô Jabaquara, devido à realização de feira-livre aos Domingos na Rua Anita Costa, não atenderão o ponto de passagem existente na Rua Anita Costa lateral do comércio nº 160, passando a atender o ponto de passagem na Rua dos Comerciários lateral do Terminal Jabaquara, durante o período da feira.
Por fim, a linha 675Z/10 Jd. Guarujá – Metrô Jabaquara, igualmente por conta de feira-livre aos Domingos na Rua Anita Costa, terá seu ponto final remanejado para a Rua dos Comerciários durante o período da feira. Na ida, irá pela Rua Nelson Fernandes, Rua Gen. Manoel Vargas, Pça. Dacio Pires Correia, Rua dos Comerciários. E na volta, Rua dos Comerciários, Pça. José da Conceição Meirelles, Av. dos Jequitibás, prosseguindo normal.
Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados