Siga-nos

Transporte

Metrô, trens e ônibus metropolitanos têm tarifa integrada

Publicado

em

Finalmente, o cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) já é aceito em todas as estações de metrô da região, entre Paraíso e Jabaquara. A última a ser integrada, curiosamente, foi a Jabaquara, onde há um terminal intermunicipal de ônibus.

O cartão foi implantado em janeiro de 2012 para integrar o sistema metropolitano de transportes. A intenção do Governo do Estado é que até o final do ano, 600 linhas de ônibus intermunicipais, gerenciadas pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes), estarão conectadas com 153 estações de metrô e trens da CPTM, beneficiando 500 mil pessoas por dia.

Atualmente, já são 108 estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) em que os passageiros podem utilizar o cartão.

Para quem ainda não conhece, o BOM é o cartão eletrônico que opera nas linhas intermunicipais de ônibus dos 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, no corredor São Mateus/Jabaquara e em sua extensão Diadema/Berrini, nas linhas municipais dos municípios de Carapicuíba, Cotia, Embu-Guaçú, Ferraz de Vasconcelos, Mairiporã, Poá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Caetano do Sul e Taboão da Serra e que este ano será estendido para todo sistema metroferroviário (Metrô e CPTM).

Para utiliza-lo, basta aproximar o Cartão BOM nos leitores de cartões instalados nas estações da CPTM e do Metrô identificados com o selo BOM, que será feita a leitura dos dados e liberada a catraca. A integração é física, mas o objetivo futuro é a integração tarifária em toda a RMSP.

Vale destacar que passageiros com 65 anos ou mais têm direito à gratuidade no Cartão BOM (Bilhete Ônibus Metropolitano) da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). O benefício é garantido por lei. Para obter seu Cartão BOM Sênior, é necessário comparecer a uma loja do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) com CPF, RG e comprovante de residência recente (no máximo três meses) originais.

Outras informações pela Central de Atendimento pelo 0800 77 11 800.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados