Siga-nos

Ecourbis

Metrô tem coleta de embalagens cosméticas

Publicado

em

Vidros de perfume, embalagens de produtos de beleza em geral, cosméticos. Como descartar esses itens corretamente?  Agora, uma estação de metrô da zona sul paulistana conta com um ponto de descarte correto para o pós consumo desses itens;

O contêiner adequado fica na Estação São Paulo-Morumbi. Os itens descartados ali são posteriormente encaminhados para uma cooperativa que não só fará a retirada como também garantirá a reciclagem e reaproveitamento, além de destinação correta dos itens não passíveis de reciclagem.

O equipamento ficará à disposição do público até dezembro. A ideia é gerar impacto social por meio da logística reversa, economia circular e da reciclagem de embalagens.

A ação visa também avaliar impactos ambientais pelos dados e indicadores mensais do volume coletado. Outro objetivo da iniciativa é retirar de aterros sanitários e lixões resíduos provenientes do segmento de beleza.

A ação é resultado de parceria entre a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, e a Reciclo Beleza Sustentável.

O equipamento é feito com placas provenientes de aparas de tubo de creme dental, sendo que sua composição é 75% plástico e 25% alumínio. O material que for arrecadado será retirado pela cooperativa responsável.

“Queremos sensibilizar o público para a importância de cuidar do meio ambiente”, diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da ViaQuatro.

A máquina despertou a atenção da influencer da área de cosméticos Isabella Prado. “Para quem trabalha com beleza, ter um equipamento como esse nas proximidades de casa, como acontece comigo, é algo muito bom”. Segundo ela, muitas embalagens que a Reciclo Beleza aceita não são possíveis de serem descartadas em outros locais. “Saber que elas terão um destino adequado, sem poluir o meio ambiente, é muito tranquilizador para quem trabalha no setor e usa maquiagem diariamente”, diz Isabella.

Segundo seus idealizadores, a proposta tem impacto socioeconômico positivo, gerando trabalho e renda por meio da parceria com cooperativas e associações de reciclagem e colabora ainda com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Serviço

Posto de coletora de embalagens de produtos de beleza Local: Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela Até dezembro de 2022

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados