Siga-nos

Transporte

Metrô reabre bicicletários em dez estações da cidade

Publicado

em

Estão reabertos os bicicletários do metrô de São Paulo, inclusive o único ainda em funcionamento na região, no Paraíso. No final do ano passado, os bicicletários, que são espaços para empréstimo ou estacionamento por ciclistas, passaram a funcionar de forma irregular e as queixas dos usuários se tornaram frequentes até que, no início de 2013, foram fechados. A empresa responsável pelo gerenciamento das paradas desistiu da parceria com o Governo do Estado, alegando falta de patrocínio. Agora, o metrô reabriu, na semana passada, os dez bicicletários que funcionam nas estações Liberdade, Paraíso, Sé, Vila Madalena, Tamanduateí, Brás, Carrão, Corinthians-Itaquera, Guilhermina-Esperança e Santa Cecília.

Quem ganhou a nova licitação feita pelo metrô foi a empresa FGTV Produções que, além de operar os espaços, terá que contratar seguro das bikes e será responsável por ocorrências nos estacionamentos, como dano e roubo ou furto dos equipamentos. Entretanto, quem usa as vagas deve, obrigatoriamente, usar uma trava ou cadeado.

O serviço funciona todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, entre 7h e 22h. Em cada estação há peo menos dez vagas para o equipamento e o usuário só paga aluguel do espaço se passar de 12 horas ali estacionado.

O serviço terá início em 5 de julho e funcionará diariamente, das 7h às 22h. A empresa credenciada deverá disponibilizar em todas as estações pelo menos dez vagas de estacionamento para o equipamento, sendo as 12 primeiras horas gratuitas e após haverá a cobrança de R$ 2 por hora de uso. Nos casos de empréstimo, os primeiros 30 minutos serão gratuitos e após este período a cobrança é de R$ 2 por hora.

Para utilizar o bicicletário, o ciclista deve preencher uma ficha de cadastro com nome, RG, endereço, marca da bicicleta, cor, valor e contrato de compromisso que conste a obrigação do usuário de trancar sua bicicleta com cadeado de boa qualidade. Ciclistas sem cadastro prévio e sem documento de identificação não poderão utilizar o serviço.

O cadastro pode ser feito em qualquer um dos bicicletários e as informações ficam registradas em rede. Dessa forma, o ciclista pode utilizar qualquer outro bicicletário do Metrô.

Na região, há ainda um bicicletário sob responsabilidade da EMTU, no Jabaquara – este bem mais amplo, com 225 vagas.

Nele, o serviço pode ser utilizado das 6h às 22h em dias úteis e das 6h as 20h nos fins de semana e feriados. O bicicletário da EMTU é gratuito, porém é necessário apresentar um documento de identificação com foto, preencher uma ficha de cadastro e levar um dispositivo de segurança (trava ou cadeado).

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados