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Metrô pode desapropriar na região para ceder áreas a shopping centers?
Agora, o próprio metrô divulga que os planos são diferentes: um shopping está em construção no Tucuruvi. Segundo reportagem do jornal o Estado de São Paulo, publicada há duas semanas, até o terminal Jabaquara está nos planos, porém sem previsão concreta ou data para sair do papel. Vale lembrar que para o local está planejada a interligação com o sistema VLT, o trem de superfície que deve ligar a estação Jabaquara ao Aeroporto de Congonhas, o que dá dicas sobre a importância de um centro de compras no local. Fica a pergunta: será que as desapropriações já estão sendo estudadas levando em conta também a intenção de construir estes futuros empreendimentos? A própria reportagem do Estadão já dá a dica: “uma das metas do Metrô é incluir em futuros projetos de linhas, como a 6-Laranja, a definição de áreas para esses negócios”. Mas é correto desapropriar imóveis com a finalidade de cedê-los futuramente à iniciativa privada? Segundo o metrô, a arrecadação obtida com o aluguel desses terrenos faz com que as tarifas sejam menores, o que justifica o interesse público. Ou seja, sem eles o bilhete custaria mais que os atuais R$ 2,90.
O metrô informa ainda que, no caso do Tucuruvi, o grupo empreendedor está se responsabilizando pla construção de três terminais urbanos para alocar as linhas de ônibus locais. Só que eles estão dispostos ao longo de ruas próximas.
Atualmente, o Jabaquara já sofre com falta de locais para estacionamento, excesso de ônibus da Rodoviária e grande movimentação.