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Metrô pode desapropriar na região para ceder áreas a shopping centers?

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Em novembro, a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana prometeu: seria enviado à Câmara Municipal um novo projeto do prefeito Kassab para modificar o traçado inicialmente projetado para ligar a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes. E esta semana, a nova proposta foi apresentada.

Na Lei que instituiu a Operação Urbana Água Espraiada, de 2001, ou seja, há mais de uma década, a previsão era de construir uma avenida para revitalizar a região de Americanópolis, com um único túnel de 400 metros sob a Avenida Engenheiro George Corbisier. Mas, a atual administração pretende fazer toda a ligação por túnel, num total de 2,2 quilômetros e 2,2 bilhões de investimento.

O túnel também terá um traçado completamente diferente, com desemboque na região da Vila Fachini, afetando uma área repleta de residências – ou seja, para concretizar a proposta, as casas de muitas famílias terão de vir abaixo.

No dia 2 de abril, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras publicou em Diário Oficial transferência de recursos para a abertura da via parque: serão mais de 2,6 milhões para iniciar a obra.

Depois, em 6 de abril, foram divulgadas as mudanças previstas para a região do Jabaquara, com relação ao projeto original, de 2001. O projeto prevê modificações parciais nos melhoramentos viários que foram aprovados na época e, por isso, precisam ser aprovados pela Câmara de Vereadores.

Para o Jabaquara, prevê abertura de vias ao longo do córrego Água Espraiada, desde a Av. Lino de Moraes Leme até as proximidades da Rua Leno, consistindo em uma via parque, com 2 (duas) vias laterais para distribuição de tráfego local, abrangendo uma faixa de largura variável para implantação de parque.

Também fala na abertura de 2 (duas) vias laterais de distribuição de tráfego local, desde a Av. Eng. Luís Carlos Berrini até a Av. Washington Luís, ao longo do trecho implantado da Av. Água Espraiada (atualmente denominada Av. Jornalista Roberto Marinho), abrangendo uma faixa de largura variável; Estão projetadas ainda passagens em desnível para as avenidas Pedro Bueno e Engenheiro George Corbisier.

Depois, o projeto entra na parte mais polêmica: a execução de via expressa subterrânea em túnel, promovendo a ligação da atual Av. Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, a partir das proximidades da Av. Pedro Bueno, com a execução de alças direcionais de acesso e saída para a Rodovia dos Imigrantes junto ao túnel.

Por fim, trata da formação de parque entre as vias locais alegando que visa “a proteção ambiental”.

Em novembro, durante questionamento dos vereadores acerca das mudanças, a representante da Secretaria da Habitação garantiu que o projeto seria apresentado ainda no ano passado, o que não aconteceu, e que até março seriam conhecidas as maquetes dos projetos de moradia para as famílias que vivem atualmente nas favelas ao longo do Córrego Água Espraiada.

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