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Metrô estuda projeto para ligar Jabaquara a Diadema

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Um desencontro de informações marca o futuro da Linha 17 – Ouro do Metrô. Há um mês, em um evento, o governador Geraldo Alckmin disse que pediria à empresa que constrói a linha para que fosse estudada a criação de uma extensão, a partir da estação Jabaquara do metrô, para Diadema. Seria a primeira vez que a malha do metrô ultrapassaria a fronteira paulistana. Entrentanto, em junho passado, de acordo com reportagem do jornal Diário do Grande ABC, o secretário adjunto dos Transportes, Peter Walker, disse que considerava este hipótese difícil porque a conexão estaria sobreposta a outra já existente do mesmo terminal com o município vizinho: o corredor Diadema-Brooklin, que interliga por trólebus e ônibus convencionais o município à rede de metrô pela Estação Jabaquara. A difernça, entretanto, é que uma extensão do monotrilho até Diadema representaria a possibilidade de baldeação sem nova tarifa, ou seja, com uma única passagem de metrô o usuário iria de Diadema a qualquer outro ponto de São Paulo atendido pela rede de metrô.

O projeto do monotrilho que vai ligar o Aeroporto de Congonhas ao metrô e ao estádio do Morumbi já foi alterado. Inicialmente, a proposta do Governo previa a ligação do metrô com Congonhas a partir de duas estações: São Judas e Jabaquara. Durante o plano de expansão do metrô divulado ainda na gestão José Serra Governador, a promessa era de que os primeiros trens entre o aeroporto e São Judas estariam circulando já em dezembro de 2010. A proposta acabou sendo alterada e o ramal a partir de São Judas parece ter sido descartado.

E assim a conexão entre aeroporto e malha metroviária ficou para segundo plano. As obras acabaram começando a partir do Aeroporto, em direção à Paraisópolis e ao Estádio do Morumbi. Haverá apenas conexão com a linha ferroviária, dos trens da CPTM, na estação Morumbi da linha 9 – Esmeralda. O projeto prevê,neste trecho, duas conexões com linhas do metrô, mas ambas estão em obras, ainda: na estação Água Espraiada da Linha 5 – Lilás e na estação São Paulo Morumbi, na linha 4, Amarela.

A única estação de metrô já em funcionamento que está ligada ao monotrilho é justamente a do Jabaquara, mas o ramal que ligará a estação ao Aeroporto de Congonhas não tem previsão nem para o início das obras.

“Na primeira fase, entregaremos oito estações”, disse Alckmin, em entrevista em maio deste ano. Estas primeiras oito estações serão Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi. O trecho possuirá 7,7 km de extensão e deve ser concluído, de acordo com a assessoria do governador, no segundo semestre de 2014. O trecho 2 , que vai ligar o Panamby à estação São Paulo-Morumbi, terá 6,4 km de extensão e cinco estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Mourano, Estádio do Morumbi e São Paulo-Morumbi.

E o último trecho, com 3,5 km de extensão, terá cinco paradas: Jabaquara, Hospital Saboya, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista.

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2 Comentários

2 Comments

  1. carlos

    4 de dezembro de 2013 at 20:27

    Srs.

    O JORNAL PRECISA FAZER UMA REPORTAGEM COM PROFUNDIDADE SOBRE O ANDAMENTO DA EXTENSÃO DA AV. ROBERTO MARINHO, ESTA DROGA DE PREFEITO PAROU COM TUDO, AS FAVELAS QUE O PREFEITO KASSAB TINHA JÁ REMOVIDO, E OS LOCAIS CONTROLADOS PARA QUE NAO SE FIZESSEM MAIS FAVELAS, ESTÃO COMEÇANDO TUDO DE NOVO E OLHA QUE O PESSOAL JÁ FOI INDENIZADO PARA SAIR DOS LOCAIS ONDE PASSARA A AVENIDA

  2. Guilherme

    6 de maio de 2014 at 10:19

    EU GOSTARIA DE ENTENDER A FORMA COMO É FEITO O ESTUDO PARA EXECUÇÃO DE OBRAS POR PARTE DO METRÔ, POIS O QUE DÁ A IMPRESSÃO É QUE AS OBRAS COMEÇAM SEMPRE AO INVERSO DO QUE DEVERIAM. ME DESCULPE MAS NÃO ENTENDI QUAL O INTUITO DE SE LIGAR PRIMEIRAMENTE O AEROPORTO DE CONGONHAS À LINHA DA CPTM AO INVÉS DE LIGAREM POR EXEMPLO NA LINHA AZUL, SABENDO QUE A MESMA PASSA PRÓXIMA DO AEROPORTO… (ESTAÇÃO SÃO JUDAS). UM EXEMPLO CLARO, SE VOCÊ ESTIVER NA SAÚDE (BAIRRO PRÓXIMO DO AEROPORTO E QUISER IR DE METRÔ PARA O MESMO),DEVE-SE USAR A LINHA AZUL ATÉ A ESTAÇÃO DA LUZ, EMBARCAR NA LINHA AMARELA ATÉ PINHEIROS, DEPOIS LINHA ESMERALDA DA CPTM ATÉ MORUMBI E PARA FINALIZAR A LINHA OURO ATÉ O AEROPORTO… UM TRAJETO DE NO MÁXIMO 3 OU 4KM SE TRANSFORMA ENTRE 30 E 40KM, OU SEJA, DA ZONA SUL SE VAI ATÉ O CENTRO, DO CENTRO PARA ZONA OESTE, DA ZONA OESTE PARA ZONA SUL NOVAMENTE = FALTA DE BOM SENSO. SE O GOVERNO E PREFEITURA REALMENTE TEM COMO INTUITO MELHORAR A FLUIDEZ E A SUPERLOTAÇÃO NO TRANSPORTE, DEVE-SE ADOTAR UM PLANEJAMENTO COM NO MÍNIMO DE ESTUDO PARA QUE NÃO SEJA NECESSÁRIO O USUÁRIO QUE ESTÁ NA ZONA SUL TENHA QUE VISITAR A CIDADE TODA PARA CHEGAR NOVAMENTE NA ZONA SUL. FICA CLARO QUE A PRIORIDADE FOI LIGAR O AEROPORTO AO ESTÁDIO DO MORUMBI E TÃO SOMENTE ISSO. COM CERTEZA A LIGAÇÃO NA LINHA AZUL ATRAVÉS DO JABAQUARA EM DIREÇÃO AO MORUMBI COM A CONEXÃO À CPTM TRARIA MUITO MAIS BENEFÍCIOS TANTO PARA QUEM SE DESLOCA DO CENTRO PARA OS BAIRROS COMO AO CONTRÁRIO.

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