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Transporte

Metrô completa 40 anos em operação e moradores da região sonham com novas linhas

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Foram seis anos de transtornos, depois de muitos anos de planejamento, até que em 14 de setembro de 1974 o metrô de São Paulo abria as portas. Quarenta anos atrás, as atenções todas do país estavam voltadas para o trecho entre Vila Mariana e Jabaquara, por onde circularam os primeiros trens subterrâneos do pais.
Moradores e, especialmente, comerciantes haviam sofrido muito com os longos anos de interdição do principal corredor viário e comercial da região, formado pelas ruas Vergueiro, Domingos de Moraes e Jabaquara. A tecnologia usada na época obrigava a abrir largas e vastas crateras para a implantação dos trilhos e construção dos túneis, que na década de 1970 ainda foram trabalho de responsabilidade da Prefeitura paulistana.
Por outro lado, o metrô trouxe não apenas o “progresso” e a facilidade de acesso a quem vive nestes bairros, como também gerou valorização dos imóveis e aceleração na infraestrutura urbana disponível. Neste domingo, o metrô de São Paulo completa 40 anos de funcionamento, ainda valorizado como o principal meio de transporte urbano e gerando grande expectativa sobre seu futuro.
Na região, a grande expectativa é com relação à Linha 5 – Lilás, que facilitaria a conexão com a região de Santo Amaro, passado pelo bairro de Moema onde se concentram hospitais, parques e estabelecimentos comerciais. Em 2008, ano em que a Companhia do Metropolitano completou 40 anos, a diretoria chegou a anunciar que a Linha já estaria funcionando parcialmente em 2010, o que não ocorreu. Sucessivos atrasos foram registrados e, esta semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou que o início das operações das estações que ligarão a estação Santa Cruz do metrô à Adolfo Pinheiro, única inaugurada no processo de expansão, acontecerá apenas no final de 2016.
Alckmin visitou as obras da estação Campo Belo esta semana. no entroncamento das avenidas Santo Amaro e Roberto Marinho. Ali, haverá conexão com a Linha 17 – Ouro, que corre em monotrilho, sobre pilares, e que também promete facilitar a acessibilidade e facilidade de transporte publico para quem mora na Zona Sul da Capital. O governador anunciou que o trecho inicial dela, entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, só deve ficar pronto no início de 2016 – a obra chegou a ser cogitada para uso durante a Copa do Mundo. Já sobre o ramal da Linha Ouro que ligaria a estação Jabaquara ao Aeroporto, não há nem previsão de quando a obra teria início.
Também foi descartada a hipótese de o metrô inaugurar alguma das estações em 2015. As obras devem ser concluídas todas em 2016, provavelmente até outubro. A Linha 5 terá dez novas estações (Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin).
A primeira etapa da Linha 17-Ouro compreenderá as estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.
Em agosto, o governo do Estado pediu mais R$ 1,7 bi ao BNDES, na forma de empréstimo, para conclusão das obras da Linha 5.

 

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