Siga-nos

Sem categoria

Membros do Conselho Tutelar serão eleitos no próximo domingo, 15

Publicado

em

As recentes discussões sobre redução da maioridade penal demonstraram que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e toda a temática envolvendo proteção da infância no país ainda estão engatinhando. Paralelamente, manifestações nas redes sociais incitando a pedofilia ampliaram o foco e apontaram o foco até mesmo para crianças que vivem em famílias mais estruturadas ou bairros mais nobres.
Como proteger nossas crianças e adolescentes sem, entretanto, deixar de punir atos infracionais conforme a gravidade? Como modificar o futuro, com tantos lares desestruturados e violentos comprometendo a formação desses jovens?
Um dos instrumentos previstos pelo ECA é o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente. Na cidade de São Paulo, existem 52 deles, com atuação regionalizada. O mandato dos conselheiros é de quatro anos,
A população do município de São Paulo escolherá, no próximo dia 15 de novembro, os 260 novos conselheiros que atuarão nos 52 Conselhos Tutelares (CTs) da cidade. Os novos mandatos serão exercidos entre 10 de janeiro de 2016 e 9 de janeiro de 2020. Ao todo, são 1.562 candidatos habilitados na cidade.
Podem votar pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor emitido até o dia 3 de abril de 2015. O voto é facultativo e secreto e cada eleitor poderá escolher até cinco candidatos. No dia da eleição, é necessário levar um documento de identificação com foto e Título de Eleitor.
Os eleitores deverão votar em sua região de domicílio eleitoral. A votação será realizada em mais de 380 pontos distribuídos pela cidade. Para saber o seu local de votação, acesse: www.escolhaconselhotutelar2015.prefeitura.sp.gov.br. e digite o número do título de eleitor
Na Vila Mariana, alguns candidatos buscam reeleição. É o caso de Ana Alves dias, que mora na região há mais de 20 anos e conta “conhecer profundamente os problemas sociais locais”. Formada em processamento de dados, ela é voluntária em Ongs que atendem crianças e adolescentes, também.
Outro que busca reeleição é Fernando Prata. Formado em gestão de políticas públicas pela USP, ele também desenvolve um projeto de aulas em foto e vídeo para comunidades carentes, em programa de educação inclusiva.
Vera Lúcia também já é conselheira e atua nas comunidades Mauro I e Mauro II, na Saúde, onde já atuava há muitos anos como voluntária em associação de moradores. Também já foi Promotora Popular na região.
Outros que tentam uma vaga na luta pela proteção infantil também têm histórico de participação popular na região. É o caso de Gláucia, de 66 anos, moradora da Saúde. “As crianças são nosso futuro”, diz ela que já é conselheira participativa da saúde, integrante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e conselheira de uma AMA.
Marcia Mata, outra moradora local há mais de 20 anos, é educadora social e desenvolve trabalho voluntário com crianças e adolescentes há mais de oito anos. Maria Isabel, por sua vez, vive na região há mais de 40 anos e também sonha em desenvolver um bom trabalho no Conselho Tutelar de Vila Mariana.
A relação de todos os candidatos e seus respectivos números pode ser “baixada” pela internet, digitando: http://goo.gl/y9lIrP.

 

A eleição para o Conselho Tutelar é organizada pelo TRE

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados