Siga-nos

Artigo

Medo da osteoporose? Previna-se

Publicado

em

A osteoporose é uma doença metabólica, que deixa o osso poroso e muito fraco, a ponto de não suportar trauma ou pequenos esforços. O grande perigo da doença são as fraturas, e a de fêmur é a mais comum, sendo a consequência mais dramática da doença.
Ela pode atingir ambos os sexos, porém em maior número as mulheres depois da menopausa, por causa da queda na produção do estrógeno.
É uma doença de instalação silenciosa, e o diagnóstico geralmente só acontece quando já ocorreu a fratura, que pode ser em decorrência de uma queda, de um simples espirro ou uma crise de tosse. Pode até ser espontânea, nos casos mais avançados.
Há diversas medidas que podem ser adotadas para retardar o surgimento da doença. Dentre elas a ingestão de cálcio e vitamina D. Porém a atividade física é disparada, a melhor maneira de prevenção da osteoporose.
Os exercícios mais indicados são os realizados com carga (musculação) ou que provocam grande tensão muscular, como caminhada, corrida, dança e vôlei. Outras modalidades como pedalada, natação, yoga e Pilates, também favorecem a prevenção, pois todo músculo exercitado reflete na melhora do equilíbrio, reduzindo assim o risco de quedas e fraturas ao longo da vida.
Apesar da atividade regular funcionar como prevenção de perda de massa óssea, seu efeito não é cumulativo. Se você parar de se exercitar, não haverá mais reposição e a osteoporose voltará a se instalar.
Portanto, manter-se ativo regularmente e adequar a atividade física à sua idade e às suas condições, é sempre a melhor opção! E não se esqueça: procure sempre um profissional habilitado e capacitado!

Priscila Alves – Fisioterapeuta – R. Dos Jacintos, 300  – Tel: 98221-0995

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados