Siga-nos

Restaurantes

Mais de 50 estandes oferecem pratos típicos durante Festival do Japão

Publicado

em

Estimativas dão conta de que, em menos de uma década, o Japão será o país com maior número de idosos no mundo, chegando a quase um terço da população. E boa parte dessa longevidade é atribuída à alimentaçã, rica em ômega 3 e nutrientes presentes em uma culinária marcada pelo peixe, legumes, algas, soja e arroz. A culinária típica japonesa, este ano será tema do Festival do Japão, que acontece neste fim de semana no Jabaquara.

As associações de províncias vão trazer pratos típicos de sua região, muitas vezes desconhecidos até pelos restaurantes japoneses. Para quem curte um evento movimentado, com vários estandes para curtir não só as receitas como também a cultura nipônica e suas relações com o Brasil, é um “prato cheio”

No estande Mie, por exemplo, haverá o Ichigo Daifuku, que é uma massa de arroz recheada com morango e feijão doce. No Yamanashi, o destaque é o Houtou, que é uma sopa dos samurais.

Para quem busca esses novos sabores, outras dicas são conferir o takoyaki (bolinho com polvo), no estande Hyogo, o mitarashi dango (espetinho de massa de arroz, típico da província), no estande Gifu; ou o kaki no ha zushi, no estande Nara. No Okayama, haverá o matsuri sushi e o kibi dango (arroz). O estande Kagawa traz o sanuki Udon.

Entre os doces típicos de províncias, há o Karukan Manju, no estande Kagoshima, ou o chidori manju (feito com feijão-doce), no Shizuoka.

Ainda para sair do tradicional, em comida japonesa, a sugestão é conferir o cardápio do estande Kumamoto. Ali, haverá karashi renkon (flor de lótus temperada com mostarda), kimpira renkon (flor de lótus temperada), ohagui (doce com pasta de feijão), manju, bento, kimpira takenoko (broto de bambu temperado)… Já o Ehime trará um menu que mescla tendências brasileiras e japonesas: tem caipirinha de sake, amazake (bebida doce de sakê), churrasquinho, taruto, hijiki gohan (arroz temperado com alga hijiki) e batata frita!

Uma atração imperdível é o estande TEUCHI SOBA, que trará o soba especial oferecido na Praça de Gastronomia do Festival do Japão!

Mas se você é daqueles que curte mesmo os pratos mais conhecidos cozinha japonesa, também não haverá decepção. Nos mais de 50 estandes haverá sushi, sashimi,  hot roll (sushi frito), temaki, harumaki (rolinho primavera), robata yaki (espetinho), yakisoba, gyoza, yakitori (espetinho de frango), yakizakana (anchova grelhada), okonomiyaki (panqueca japonesa), tempura udon (macarrão e tempura com caldo quente), tempurá, tempurá de sorvete…

Outras delícias bem populares no Brasil também estarão lá, como o pastel, diferentes tipos de bolinhos de arroz ou a panqueca japonesa. Sem falar no chá, para facilitar a digestão depois de um banquete como este.

O 14º Festival do Japão acontece dias 15, 16 e 17 de julho no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, com ônibus gratuito no metrô Jabaquara . Ingressos: R$ 8 (antecipados) ou R$ 10 (no dia).Crianças até 8 anos, idosos acima de 65 e escoteiros uniformizada têm entrada gratuita.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados