Siga-nos

Cultura

MAC finalmente abre as portas na Vila Mariana

Publicado

em

Os ingressos serão gratuitos para desvendar aquele que promete ser um novo pólo cultural da cidade, na Vila Mariana. E mais: oferece vistas deslumbrantes da cidade, arquitetura que tem história, curvas e recantos únicos, além de um acervo artístico primoroso. Neste domingo, o público terá acesso à nova sede do Museu de Arte Contemporânea da USP, no antigo prédio do Detran, uma construção projetada por Oscar Niemeyer e que foi remodelada nos últimos dois anos para passar a abrigar um dos maiores acervos de arte brasileiro.

A mostra “O Tridimensional no Acervo do MAC: Uma Antologia” marca a inauguração do espaço. Serão apenas 17 obras, concentradas no piso térreo do edifício. Mas, o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo, promete que outras áreas do prédio serão paulatinamente abertas à visitação. A exposição debate a crise que atravessam as artes visuais, sobretudo a partir do final da Segunda Guerra, focando sua atenção no esfacelamento do conceito tradicional da escultura ocorrido nas últimas décadas. Apresentando alguns dados e sublinhando parâmetros que ajudam a compreender a complexidade da arte entre os anos 1940 e o final dos anos 1990, a exposição dá o tom de como o MAC USP pretende propor a série de mostras que, no decorrer dos próximos meses, complementará a implantação do Museu neste novo espaço. As balizas do MAC USP para tal empreendimento são as próprias obras que compõem seu acervo.

A mostra reúne trabalhos de Frida Baranek, Eduardo Climachauska e Paulo Climachauska, Sérvulo Esmeraldo, Carlos Fajardo , Carmela Gross , Liuba Wolf, Maria Martins, Cildo Meireles, Henry Moore, Ernesto Neto, Gustavo Rezende, Chihiro Shimotani, François Stahly, Sofu Teshigahara, Ângelo Venosa, Franz Weissmann e Haruhiko Yasuda.

 

Transferência das obras será gradual

 

Depois de alguns entraves burocráticos, a transferência oficial para a Universidade de São Paulo do conjunto arquitetônico composto por dois edifícios projetados por Oscar Niemeyer no Parque do Ibirapuera será feita no sábado, 28. Ocupado pelo DETRAN até 2009, o complexo foi reformado e outros dois edifícios foram construídos especialmente para abrigar o Museu. A ocupação se dará de forma paulatina ao longo de 2012, dando início às comemorações dos 50 anos do Museu a serem completados em abril de 2013.

Segundo o Mac e a Secretaria de Cultura, a implantação gradual permitirá equipar o Museu dentro das normas museográficas e, ao mesmo tempo, levará ao público a mensagem de que a inauguração de mais uma sede para um museu não deve ser encarada apenas como mais um evento da agenda artística ecultural da cidade. “O MAC USP – um museu de arte contemporânea pertencente a uma universidade pública – não deve ser confundido com mais um centro de consumo cultural”, diz o site da entidade. “Por meio dos estudos que realiza em seus acervos de obras e documentos, o MAC USP desenvolve trabalhos para a ampliação do conhecimento, e suas exposições – que passam a ser apresentadas também nesse novo espaço – deverão intensificar o compromisso do Museu com a necessidade de estender o conhecimento por ele produzido para um público mais amplo”.

Acervo

Um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina, com dez mil obras em seu acervo, o Museu de Arte Contemporânea da USP foi criado em 1963. Naquele momento, a Universidade de São Paulo recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, além de sua coleção particular e de sua mulher, Yolanda Penteado.

Seu rico acervo de pinturas, desenhos, gravuras, fotografias, esculturas e outros objetos são assinados por artistas como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi,  entre tantos outros. Mas, boa parte do acervo não estava disponível ao público justamente por conta da falta de espaço e condições de manter a exposição delas de forma permanente.

Além das exposições, o Museu ainda oferece cursos, palestras, atividades de ateliês e monitorias especiais.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados