Siga-nos

Cultura

Mac: duas exposições abre novas ala na sua sede

Publicado

em

Neste domingo, 9, o Museu de Arte Contemporânea da USP inaugura o Anexo Original do edifício no Ibirapuera, com duas exposições: Sala de Espera, instalação de Carlito Carvalhosa, e Obra, fotografias de Mauro Restiffe.
A transformação do antigo Detran em sede definita de um dos museus mais importantes do país vem acontecendo lentamente. Depois de três anos em obras, o prédio foi inaugurado no ano passado, porém apenas com o térreo aberto ao público. Também já está ocupado o mezanino, mas no total o edifício conta com sete andares que deverão abrigar o amplo acervo do MAC, hoje espalhado pelo Pavilhão do Ibirapuera e em sua sede na cidade universitária, mas apenas 5% de suas 23 mil obras estão expostas ao público.
Novas mostras
As doze fotografias do conjunto Obra, apresentadas por Mauro Restiffe, foram selecionadas entre as mais de 1500 captadas durante quase três anos em que o artista acompanhou a reforma do complexo arquitetônico projetado por Niemeyer agora ocupado pelo MAC USP. São imagens circunspectas, todas em preto e branco, que revelam os estágios do processo de reforma e adaptação dos espaços do arquiteto, resgatando certa solenidade dos edifícios, ao mesmo tempo em os reconhece como monumento e ruína.
Carlito Carvalhosa montou sua Sala de Espera a partir dos elementos arquitetônicos originais de Niemeyer, principalmente as colunas, e àqueles que foram instalados para que o local pudesse abrigar o Museu (as paredes de drywall). A esse conjunto que forma o cubo branco do Museu, Carvalhosa opôs quase uma centena de antigos postes de madeira, que um dia serviram à rede elétrica, conferindo ao espaço uma dimensão irreversível de atualidade. É justamente no jogo entre a série de colunas e os postes nunca na vertical (todos se posicionam entre o horizon tal e o oblíquo), aliado à densidade do material e à espessura histórica dos postes, que a intervenção de Carvalhosa evidencia sua razão de ser.
A abertura das mostras será dia 9 de março, das 11h às 14h. Podem ser visitadas de Terça a domingo das 10 às 18 horas
A nova sede do MAC USP fica na Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301. Telefone 3091.3039. Entrada gratuita. Outras informações: www.mac.usp.br.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados