Siga-nos

Meio ambiente

Língua representa diversidade humana

Publicado

em

“Todos vivemos em comunidades e, dessa forma, a língua não só faz parte de nossa experiência diária como tem o papel de mediar grande parte de nossas relações”. A definição faz parte do convite que a Umapaz lançou para explicar seu próximo curso: “Língua, cultura e diversidade humana”, que será desenvolvido em quatro aulas, na Escola Municipal de Astrofísica. O curso terá como facilitador Dionizio Bueno – Bacharel e Mestre em Linguística e Bacharel em Comunicação Sociale também agente Socioambiental Urbano que trabalha com educação ambiental, articulação comunitária, processos participativos e formação de Agentes Socioambientais Locais.
As aulas vão mostrar que o estudo da linguagem nos permite fazer avaliações conscientes e inconscientes a respeito de tudo que ouvimos. Busca ainda promover uma reflexão sobre a cultura e diversidade humana a partir da diversidade linguística. Para isso, será adotado o olhar da Sociolinguística, disciplina da Linguística nascida na segunda metade do século XX que tem estudado as relações entre diversidade linguística e diversidade social. A Sociolinguística tem trazido importantes contribuições para lidar com a questão do preconceito linguístico. Por fim, vai trabalhar com alguns elementos da linguagem oral dos quais o falante tem menos consciência e que, por isso, muitas vezes estão relacionados com problemas de comunicação na vida diária.
O curso é destinado a educadores e interessados em conhecer a diversidade da linguística e as relações entre língua e sociedade. As aulas acontecem dias 3, 10, 17 e 24 de outubro de 2012, das 14h às 18h. Há 30 vagas. Será na Escola Municipal de Astrofísica – Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera – do lado do Planetário. (Portão 10, somente para pedestres, Portão 3)

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados