Siga-nos

Sem categoria

Licitação da linha 5 pode ser retomada em abril

Publicado

em

A situação é juridicamente complexa, mas há uma possibilidade de que o imbroglio envolvendo a continuidade das obras do metrô em Moema e na Vila Clementino, para concluir o projeto da linha 5 – lilás, resolva-se ainda este mês. Na terça, 29, foram abertos pela Justiça os envelopes da licitação – em novembro, estes envelopes já haviam sido abertos, mas uma denúncia feita pelo jornal Folha de S.Paulo, que demonstrou ter conhecimento prévio do resultado, levou ao congelamento da decisão. Agora, a Justiça abriu todos os envelopes, inclusive de empresas que não se saíram vencedoras em alguns trechos, dentro da investigação para saber se houve fraude.

Como as empresas que venciam um lote de obras não podiam concorrer nos demais, a análise dos resultados feita esta semana demonstrou que aquelas que não haviam ganho na verdade apresentavam preço menor. Segundo o governo, essa diferença pode comprovar que não houve acordo entre elas para que a vencedora tivesse o menor preço entre todas.

Mas, a decisão judicial final ainda não saiu. O secretário de Transportes Metropolitanos avalia que se o contrato anterior for mantido, a retomada será rápida. Caso haja cancelamento, pode haver novo contrato através de parcerias com a iniciativa privada, as chamadas PPPs. De qualquer forma, o governo pretende divulgar suas decisões em 20 dias.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados