Siga-nos

Meio ambiente

Lâmpadas: depois de usar, devolva

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Depois de anos de negociações, foi assinado no final de novembro um acordo para implantação do Sistema de Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes, de Vapor de Sódio e Mercúrio e de Luz Mista. Toda a cadeia envolvida na produção e comercialização passa a se responsabilizar pelo recolhimento e destinação do produto após uso e descarte pelo consumidor. A intenção do Ministério do Meio Ambiente é de que, aos poucos, a quantidade de lâmpadas recolhidas aumente e deixe de ser uma iniciativa em pequena escala.
“A ideia é que a gente possa aprimorar isso com o tempo, e mais do que aprimorar, que seja um exemplo para fechar as outras cadeias de logística reversa”, disse a Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. A partir do acordo, será estabelecido um cronograma para que aos poucos a logística reversa seja implantada.
A indústria deverá se preocupar não apenas em produzir e vender, mas também em coletar o material que não deve ser descartado diretamente no lixo comum. Como a medida vale para todo setor, as empresas que não respeitarem as normas de descarte terão que responder judicialmente de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.
O presidente-executivo da Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), Georges Blum, explicou que serão instalados pontos de coleta de material por todo país. “Existe um cronograma. As cidades do primeiro ano são as capitais. E vamos montar pontos de entregas nas lojas e nos supermercados que tiverem condições físicas”. No segundo ano, outras cidades serão incorporadas.
Isac Roizenblatt, diretor técnico da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), explicou que será criada uma empresa gestora, sem fins lucrativos, para coordenar a logística. “Essa gestora vai gerir o processo de transporte e também contratando as recicladoras”.
A política de logística reversa, em que as empresas produtoras se responsabilizam pelo descarte do material que produzem, será implantada também em outros setores da economia como medicamentos e embalagens.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados