Siga-nos

Meio ambiente

Jabaquara está prestes a ganhar novo ecoponto

Publicado

em

Não há motivos para despejar pequenas quantidades de entulho entulho, objetos, móveis e outros artigos inutilizados, comumente chamados de “bagulhos” em vias públicas ou de forma irregular. Já existem três na região e um novo será aberto em breve no Jabaquara.
As obras começaram no final de outubro e deve ser concluída em apenas três meses. Os trabalhos costumam ser rápidos, já que se trata de um investimento pequeno e projeto simples.
Desta vez, o endereço escolhido para a nova Estação de Entrega de Inservíveis é a Rua Genaro de Carvalho, na região próxima à George Corbisier.
De acordo com a Subprefeitura do Jabaquara, o investimento total da instalação é de R$ 235 mil e capacidade de armazenamento 796 metros cúbicos/mês.
Destaca ainda que o entulho gerado por construções, demolições e pequenas reformas em prédios ou residências, que são jogados de maneira ilegal em avenidas, ruas e praças, geram problemas ambientais para a cidade e para a população, que perde espaços de lazer e recreação.
Os ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Neles, é possível dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 84 ecopontos na cidade. Desde o início da gestão, já foram implantados 2 deles, em todas as regiões. Segundo o presidente da Amlurb, a Prefeitura já possui projetos aprovados de outros 21 novos.
As unidades inauguradas desde 2013 aumentaram em 21% o volume de resíduos coletados de forma correta. No ano passado a rede colheu 485,3 mil m³ de resíduos, enquanto entre janeiro e dezembro de 2012 foram 399 mil m³. Em 2011, a rede de Ecopontos recebeu 223,8 mil m³ ou 54% menos que em 2013.
Todos os ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h

 

No Jabaquara, já existe o Ecoponto Imigrantes, na Rua Opixés

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados