Siga-nos

Meio ambiente

Investir no virtual mais que no material

Publicado

em

Instituto Akatu sugere que pessoas passem a armazenar filmes, discos e livros em arquivos nas nuvens, evitando consumo de materiais

A sociedade do futuro é a sociedade do bem-estar, aquela que vai ter seres humanos que compreendem que é mais importante se sentir bem e em harmonia com o ambiente que nos cerca do que ter produtos em excesso. Somente através desta compreensão é que poderá haver abastecimento de alimentos e outros recursos naturais essenciais à vida para todos os seres humanos na velocidade em que a natureza permite, ou seja, de forma renovável e não de maneira que coloque em risco o planeta. Para construir esta nova sociedade, o Instituto Akatu propõe Dez Caminhos para a Produção e o Consumo Consciente, que vêm sendo abordados quinzenalmente pelo jornal SP Zona Sul.
Um deles têm estreita relação com a mudança de cultura e atitude que a sociedade do futuro exige. O sexto mandamento propõe que o Virtual seja mais valorizado que o Material. Se até hoje as pessoas estão habituadas a comprar dvds e cds para compor sua videoteca ou discoteca com filmes e músicas preferidas, deverão passar a aprender que o ideal é evitar este armazenamento em discos, em embalagens plásticas e com livretos em papel. Quando passa a alugar ou comprar filmes e álbuns musicais através de downloads em sites oficiais, o consumidor não infringe nenhuma lei de direito autoral.
O mesmo vale para livros, revistas, jornais… Quanto mais a consulta online se populariza, menos material é necessário para que o conteúdo seja espalhado de forma democrática e menos custosa ao meio ambiente, por não demandar material para sua produção (papel, policarbonato e outros plásticos, tinta para impressão e outros recursos naturais). Haverá menor consumo de água e energia usados no processo e no transporte, inclusive de cargas tanto nas etapas de extração, transformação e produção quanto nas de distribuição e varejo.
Empresas, órgãos públicos ou até escolas podem investir em trabalhos virtuais e pouca impressão, evitando o uso do papel. O armazenamento “em nuvens” evita o consumo de pen drives ou outros dispositivos. Nas salas de aulas, professores já estão investindo no envio e recebimento de trabalhos por internet.
O incentivo ao uso do ambiente virtual tem outra vantagem, a longo prazo. Além de não gerarem resíduos, as opções não materiais tendem a criar empregos de melhor qualidade e apóiam o desafio do desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. O uso do ambiente virtual para compartilhamento de informações aumenta a produção de aparelhos eletrônicos, mas deve estimular a criação de tecnologias que prolonguem a vida e reduzam os gastos energéticos. O desafio é usar cada vez menos minério, petróleo e seus derivados – não só na produção de cds e dvds, como também nos eletroeletrônicos e periféricos.

 

CDs e DVDs são de policarbonato
Ao organizar seus filmes, discos e livros em arquivos virtuais, consumidores evitam extração de petróleo e outros derivados da naturaza

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados