Siga-nos

Trânsito

Interdição atrasa e viaduto Dante Delmanto só fechou parcialmente ao tráfego dia 2, sábado

Publicado

em

Era para ter começado no feriado de 25 de janeiro, mas até agora as obras de recuperação do pavimento e estrutura do viaduto Dante Delmanto, no Jabaquara. Mas, até agora, apenas a base do viaduto continua em obras, executadas pela Companhia do Metrô. As pistas sobre o viaduto continuam liberadas ao trânsito, apesar de faixas no local indicarem a interdição.

O Metrô informou que não foi feita a interdição viária pela Companhia de Engenharia de Tráfego. Já a CET alega que o metrô, responsável pela obra, é que tem que contratar empresa para sinalizar as alternativas viárias e que, como isso não havia sido implantado, a interdição não pode ser concretizada no feriado, conforme previsto.

A CET agora diz que a previsão é de que a interdição efetivamente comece às 7h desse sábado, 2 de fevereiro.

Na tarde dessa sexta, 1 de fevereiro, o metrô soltou nova nota a respeito da reforma. Dessa vez, culpou o cancelamento da interdição na semana passada por conta “das fortes chuvas que atingiram a cidade”. E alertou:  caso novamente ocorram chuvas que inviabilizem o início da interdição, novas tentativas serão realizadas nas noites do próximo sábado (2) e do domingo (3), data em que o viaduto terá sua interdição parcial efetivada mesmo em caso de chuvas.

O viaduto Dante Delmanto fica entre as estações São Judas e Conceição e os trens do metro passam sob suas pistas, acima da Avenida Afonso D’Escragnole Taunay – continuação da Avenida dos Bandeirantes.

A obra acontece em uma época em que estão sendo levantadas dúvidas sobre a manutenção e segurança de viadutos e pontes na cidade de São Paulo: um viaduto na Marginal Pinheiros está interditado desde novembro e, também na semana passada, ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra, na Marginal Tietê, também foi interditada.

De acordo com o metrô, a estrutura, que passa sobre a sobre a Avenida dos Bandeirantes terá substituição integral da pista de rolamento e passarelas laterais de pedestre, reforço de estruturas com fibra de carbono, além de serviços de impermeabilização e tratamento do concreto aparente. As obras terão duração de aproximadamente sete meses.

Alterações viárias

* Em razão das características impostas pelo método de realização da obra, o Viaduto Dante Delmanto terá ocupação de meia pista e será rebalizado, mantendo uma faixa por sentido para o trânsito geral. O trânsito de pedestres será mantido em todas as etapas da obra.

* No cruzamento da Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira com a Avenida Pedro Severino Junior foi implantado um conjunto semafórico, de modo a organizar o fluxo de veículos e pedestres no local. A Avenida Pedro Severino Junior está com mão única de direção implantada entre a Rua Caviana e a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, nesse sentido.

* Foi proibido o estacionamento de veículos na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, entre a Rua Guatapará e o Viaduto Jabaquara.

Interdições

* Alça de acesso da Rua Brazópolis para o viaduto Dante Delmanto com destino ao bairro; os veículos poderão acessar a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira seguindo em frente na Rua Brazópolis até a Avenida Jabaquara, entrar à esquerda no Viaduto Jabaquara, seguir em frente na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira.

* Rua Arnoldo Baldoino Welter, junto ao Viaduto Dante Delmanto; o os veículos com destino ao Centro deverão seguir pela Avenida Doutor Hugo Beolchi em direção à Rua Itatiaia, até a abertura de retorno; a partir daí poderão acessar o Viaduto Dante Delmanto ou seguir pela rota alternativa descrita abaixo.

Alternativas

* Os veículos com destino ao Centro a partir da Rua Doutor Hugo Beolchi, poderão entrar à esquerda na Avenida Pedro Severino Junior, à direita na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e Avenida Jabaquara;

* Os veículos oriundos da Avenida Eng. Armando de Arruda Pereira, com destino ao Centro, antes da rua Guatapará, serão orientados a continuar à esquerda, e seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e Avenida Jabaquara;

* No sentido Centro/Bairro, os veículos que trafegam na Avenida Jabaquara, antes do cruzamento com a Avenida Fagundes Filho, serão orientados a continuarem à direta, na Avenida Jabaquara, seguir em frente ao Viaduto Jabaquara e na Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

A engenharia de campo da CET vai acompanhar as interdições e orientar motoristas e usuários, visando manter as condições de segurança e fluidez do tráfego.

Em caso de dúvidas, fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Publicidade



 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados