Siga-nos

Transporte

Idosos entre 60 e 64 anos passam a pagar passagem em 1 de fevereiro

Publicado

em

A partir de 1 de fevereiro, acaba da gratuidade de passagens de ônibus e metrô para pessoas com idade entre 60 e 64 anos. Só quem tem mais de 65 anos não precisará pagar passagem. A decisão do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo foi questionada na justiça, mas, ao menos por enquanto, prevalece a decisão de eliminar a gratuidade nessa faixa etária.

A SPTRans alega que as novas medidas para a concessão de gratuidade no sistema de transporte público passarão por um período de transição no mês de janeiro e começam a vigorar a partir de 1º de fevereiro de 2021 e defende que a decisão segue o que prevê o Estatuto do Idoso,com gratuidade nas passagens dos ônibus municipais e intermunicipais (EMTU), Metrô e CPTM para as pessoas acima de 65 anos de idade.

A SPTrans diz ainda que “este período de transição foi estabelecido para levar ao conhecimento e adaptação dos cidadãos”. Isso porque, passageiros com menos de 65 anos que já possuem um cartão do Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa deverão providenciar a substituição do seu cartão por um modelo do tipo comum durante o mês de janeiro, pois os cartões com a gratuidade serão cancelados em 1º de fevereiro para quem não completar a idade mínima necessária. O cadastro pode ser feito pela internet desde 19 de janeiro.

Ou seja, quem tem entre 60 e 64 anos de idade deve agora solicitar o Bilhete Único Comum e a Prefeitura garante que a entrega será feita em domicílio. Para isso, é preciso atualizar o cadastro no site sptrans.com.br/cadastro a partir de 19/01 e selecionar a opção para receber o cartão na própria residência. Saiba mais: https://scup.it/o2ci

A SPTrans ainda reforça que idosos acima de 60 anos, estão no grupo de maior risco de contágio pelo Coronavírus. Por isso, veja as medidas adotadas que garantem a sua segurança e a de todos!

– Evite ir aos Postos de Atendimento da SPTrans (Posto Central do Bilhete Único ou nos Postos das Subprefeituras);

– Evite sair de casa, mas caso seja necessário utilize o transporte coletivo no horário das 10 às 15h, quando a circulação de pessoas no ônibus é menor.

– Suas viagens no transporte estão garantidas. Caso não esteja com o seu Bilhete Único você pode apresentar o RG ao motorista e usar o transporte por ônibus normalmente;

– Para tirar dúvidas e solicitar o Bilhete Único Especial Idoso – agora só para quem tem 65 anos ou mais – foi criado um e-mail exclusivo e em caráter excepcional. Se necessário peça ajuda para um familiar ou uma pessoa amiga. O e-mail é atendimento.idoso@sptrans.com.br, deve-se anexar RG, foto e comprovante de residência.

Homens e mulheres com 65 anos ou mais que, comprovadamente, residam na Capital e Região Metropolitana de São Paulo podem solicitar o cartão do Idoso pelo endereço: sptrans.com.br/atendimento.

Documentos necessários:

• Documento pessoal com foto (RG, CNH, CIE…), com data de emissão de até dez anos (cópia simples);

• CPF (caso o número não conste no documento apresentado) (cópia simples);

• Comprovante de residência recente (máximo 06 meses) (conta de telefone, luz, gás);

• Informar número de telefone para contato.

Advertisement
6 Comentários

6 Comments

  1. Yvanise

    28 de janeiro de 2021 at 5:23

    Uma medida incoerente, gostaria muito de saber em que essa medida facilita a economia,em que parte nós idosos estamos influenciando ou deixando a economia de um país sofrer com uma ação deste tipo.
    Veja em fevereiro por apenas 13 dias tenho que pagar a condução,mais um gasto na minha minguada aposentadoria,pois dia 14 do mês em questão terei os 65 anos, então pergunto: porque eu tenho que pedir um cartão ” Bilhete Único” se vou usar apenas por13 dias, e em seguida terei que novamente passar por toda burocracia para ter direito novamente a usar e ter um novo cartão do idoso para usar, tem tanta situações tão importantes para serem resolvidas e VS acha que tirando a gratuidade e deixando o idoso que já sofre tanto,e ainda alguns se encontram em situações piores , vai resolver O QUE? A economia? Ora vá procurar coisa melhor.
    Desculpa mas isso me revolta, é o que chamo de economia burra,mas é sempre assim, O POVO PAGA SEM RECLAMAR,ou SER OUVIDO,ou alguém dúvida?
    Grata

  2. Marisa valente

    7 de março de 2021 at 12:59

    Faço 65 em outubro tenho como usar meu bilhete?

  3. Ednaldo nascimento silva

    7 de junho de 2021 at 20:46

    Quem tem 63 anos de idade não poder usar a gratuidade pra viajar
    e uma ignorância dos governantes. E só votarem nestes corruptos de novo.

  4. Jaqueline Tatiana da Silva

    14 de julho de 2021 at 13:33

    Minha mãe faz 65emagosto,ela tem direito a bilhete ,como que ela faz

  5. Lucas Jesus Santos

    2 de fevereiro de 2022 at 11:56

    Preciso de uma carteirinha do id jovem

  6. Darlene Oliveira Camargo

    19 de abril de 2022 at 9:04

    É simplesmente o cúmulo essa iniciativa. Tirar do idoso o pouco que lhe resta. Por que não tiram dos benefícios gordos dos políticos que são sustentados pelo povo, incluindo-se aí os idosos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados