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Meio ambiente

Ideias novas podem reduzir trânsito

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Além da opção pelo transporte público ou pela bicicleta, paulistanos devem considerar outras opções para evitar congestionamentos

Ter um carro é direito de todas as famílias – seja para usar no lazer ou para fazer compras no supermercado. O que dificulta a vida nas grandes cidades é o fato de o automóvel ter se tornado uma necessidade, especialmente para uso cotidiano e individual, rumo ao trabalho. Corredores de ônibus, ciclovias, novas linhas de metrô são fundamentais para minimizar o problema e oferecer ao morador do grande centro urbano uma alternativa para essa rotina. Mas, um estudo do Banco Mundial, organização internacional que investe em projetos de ampliação da malha de transporte coletivo em cidades como São Paulo, mostra que muito mais pode ser feito.
A internet pode ser uma grande aliada dos governos, das companhias e do cidadão comum em busca de soluções. Se antigamente a presença do funcionário em um escritório era essencial, na atualidade a rede mundial de computadores modifica essa realidade. Em muitos casos, funcionários atualmente não precisam comparecer à sede de uma organização para levar adiante seu trabalho: basta à empresa exigir o cumprimento de metas e prazos. O estudo do Banco Mundial mostrou, também, que há muitas empresas optando por mudanças de horário de funcionamento – abrindo e fechando mais cedo ou mais tarde, alterando a lógica do “horário comercial”.
Mais do que isso, o projeto do Banco Mundial está desenvolvendo uma experiência pioneira: foi criada uma parceria com 17 empresas localizadas no Centro Empresarial Nações Unidas e no World Trade Center, ambos na zona sul de São Paulo. Só nelas, 1500 funcionários de 17 empresas estão descobrindo alternativas ao carro, como o uso de bicicletas, trem, ônibus fretados, e também se organizando em caronas, para que mais pessoas usem o mesmo carro.
Para se ter uma ideia, na capital paulista onde o congestionamento é considerado o sexto maior do planeta, no horário de pico, 53% dos veículos trafegam transportando apenas o motorista.
Os responsáveis pelo estudo do Banco Mundial garantem que não foi difícil convencer empresas e funcionários a participarem do estudo, já que todo mundo está cansado do trânsito na capital. A organização financeira ainda quer ampliar o projeto dentro dos dois complexos, onde no total existem 80 empresas com 6 mil funcionários, e inspirar outras de todos os bairros da cidade a adotarem as mesmas medidas.
Vale ressaltar que estudos apontam que 90% da poluição do ar na cidade de São Paulo vêm dos congestionamentos.

 

Congestionamentos são responsáveis por 90% da poluição do ar na capital paulista e ainda comprometem a qualidade de vida de quem os enfrenta cotidianamente

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