Siga-nos

Eleições 2020

Ibope não solicita códigos de WhatsApp para pesquisa

Publicado

em

Há inúmeras formas de golpe, praticadas pessoalmente, pelo telefone, pela internet… E uma das mais comuns na atualidade é o golpe pelo WhatsApp, em que o número de uma pessoa é clonado e o golpista, então, passa a pedir dinheiro para os contatos daquele número. Agora, uma das formas que os golpistas estão usando para conseguir enganar o dono do número é fingindo estar realizando uma pesquisa eleitoral.

O IBOPE Inteligência recentemente divulgou nota alertando que não solicita códigos de SMS para confirmar a realização de suas pesquisas por telefone. Caso você atenda uma ligação na qual a pessoa se identifica como sendo do IBOPE Inteligência e solicita o código enviado por SMS para o seu celular, NÃO forneça e desligue a ligação imediatamente. O objetivo dessa ligação é apenas ter acesso à sua conta de WhatsApp.

“Em caso de dúvidas sobre a veracidade da pesquisa, disponibilizamos o telefone 0800 800 5000 para confirmar as pesquisas que são realizadas por nós”, disse a instituição em nota.

Caso você tenha fornecido algum código SMS para um suposto entrevistador, faça um boletim de ocorrência, informe seus parentes e amigos que sua conta foi roubada e informe o ocorrido ao WhatsApp pelo email support@whatsapp.com

Você também pode se precaver desse e de outros golpes que tentam acessar a sua conta ativando o recurso de autenticação de dois fatores do WhatsApp, que adiciona uma senha de seis dígitos a mais que deve ser reativada periodicamente pelo usuário.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados