Siga-nos

Meio ambiente

Ibirapuera tem hospital de animais silvestres

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

Papagaios, araras, periquitos, micos, jabutis, tartarugas, tucanos… Todos estes são animais cuja venda é proibida no Brasil, exceto por fornecedores cadastrados no IBAMA. E vale ressaltar que a compra ou venda se constitui em tráfico de animais silvestres, que é um dos crimes mais praticados no mundo. Aqui no Brasil, o tráfico não é a única causa de agressões e mortes dos animais, que também são vítimas do desmatamento, degradação de ambientes naturais, crescimento desordenado de cidades.

Mas, o que muita gente não sabe é que existe na região um “hospital” de animais silvestres, oficializado pela Prefeitura há exatos 20 anos e que, neste período, já atendeu mais de 50 mil animais. O DEPAVE-3 presta atendimento veterinário com suporte laboratorial aos animais silvestres trazidos por qualquer pessoa. Também costuma receber animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Ibama, Centro de Controle de Zoonoses, entre outros. Os animais recebem cuidados veterinários com acompanhamento clínico, cirúrgico, biológico e nutricional de acordo com as necessidades próprias de cada espécie. Alguns animais atendidos na Divisão de Fauna têm a necessidade de passar por uma etapa de reabilitação, específica de cada espécie, que possibilita sua destinação para soltura na natureza ou encaminhados a criadouros conservacionistas que trabalham com animais silvestres.

Muitos dos animais chegam vítimas de cercas elétricas, atacados por cães ou vítimas de atropelamentos. Na época das chuvas e reprodução dos animais, que coincide com a primavera, os atendimentos crescem.

O hospital não atende animais domésticos, como cães e gatos, nem silvestres saudáveis.

O DEPAVE 3 fica dentro do Parque Ibirapuera, com entrada pelo portão 7, na Avenida IV Centenário, Portão 7ª, Parque do Ibirapuera. Funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h. Telefone: 3885-6669; email: faunasvma@prefeitura.sp.gov.br.

Animais doentes
Podem ser levados ao DEPAVE 3, mas não vale para domésticos

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados