Siga-nos

Turismo e Lazer

Ibirapuera é o melhor Parque da América do Sul

Publicado

em

A Copa acabou e trouxe grandes lições para a capital paulista sobre a importância de se valorizar o turismo. Neste sentido, outra boa notícia para a região é que o Parque do Ibirapuera, localizado dentro do distrito municipal da Vila Mariana, foi eleito o melhor parque da América do Sul e do Brasil pelo Travellers Choice 2014, além de oitavo melhor parque do mundo. O prêmio é promovido pelo site de viagens TripAdvisor, bastante visitado e que serve como referência para turistas do mundo todo na descoberta de pontos e serviços voltados a turistas.
O primeiro lugar ficou com o Stanley, em Vancouver (Canadá). E ainda ficou à frente de famosos pontos turísticos como o Parque do Retiro, em Madri (Espanha), o Jardim de Luxemburgo, em Paris (França), e o Vondelpark, em Amsterdã (Holanda).
Nos recortes “América do Sul” e “Brasil”, o Ibirapuera liderou os dois rankings. Na primeira categoria, ficou à frente do Bosques de Palermo, em Buenos Aires, e do Parque General San Martín, em Mendoza, ambos na Argentina. No Brasil, foi seguido por Mangal das Graças, de Belém, e do Parque Barigui, em Curitiba.
Até esta semana, mais de 6.000 viajantes avaliaram o parque. Desses, cerca de 3.600 o classificaram como excelente e mais de 2.100 como muito bom. “Um ponto verde na selva de concreto. Relaxante e com uma paisagem linda. Aproveite o verde, os lagos e esqueça o cinza da cidade grande ao seu redor”, assim o TripAdivisor define o Ibirapuera.
Mais do que um ponto verde, entretanto, o parque reúne em seus mais de 1,5 quilômetros quadrados uma série de monumentos e equipamentos de esporte e cultura, além de cafés e lanchonetes.
O local recebe ainda diversas atrações artísticas e culturais de relevância nacional e internacional, tais como a Bienal de Artes, a Feira das Nações e a São Paulo Fashion Week. Alguns dos equipamentos ali instalados servem ainda como centro de convenções, atraindo seminários e fóruns voltados ao setor de negócios.
Em agosto, o Ibirapuera completa 60 anos e continua sendo um referencial em verde e lazer para a cidade toda. Mas vai além dessas atrações naturais de um parque: tem cultura e diversão de sobra. É aquele endereço onde se pode fazer um pic-nic pela manhã pela manhã, visitar um museu à tarde e assistir a um espetáculo musical à noite.
Com tantas opções de lazer, esporte e cultura, não é por acaso que o parque recebe cerca de 220 mil visitantes a cada semana. Somente aos domingos, são em média 120 mil visitantes.
Entre os equipamentos instalados no Parque do Ibirapuera, merecem destaque o Planetário, a Bienal da Artes, os Museus de Arte Contemporânea (MAC), de Arte Moderna (MAM), Afro-Brasil e a OCA, além do Auditório do Ibirapuera.
O parque também conta com uma série de opções de atividades esportivas. Há aparelhos de ginásticas, 11 quilômetros de pistas para caminhadas e corridas, 3 quilômetros de ciclofaixa, sete quadras poliesportivas para jogar vôlei, basquete e futebol, além de dois playgrounds.
Mais de 200 espécies dividem o espaço os usuários que visitam o parque diariamente. A vegetação local é formada de eucaliptal com sub-bosque, bosques heterogêneos, jardins, gramados e alamedas de alecrim-de-campinas, alfeneiro, bambu-chinês, chichá, falsa-figueira-benjamim, guariroba, ipê-roxo, jerivá e seafórtia. Há conjuntos de carvalho-brasileiro, jaqueira, pínus e sete-capotes e exemplares isolados de espécies como figueira-de-bengala, pau-brasil, pau-ferro e tamareira-das-canárias.
Acesso
O parque possui 10 portões com horários e formas de acesso diferenciados. Normalmente, o parque abre às 5h e é fechado às 24h. Aos finais de semana, entretanto, o parque não é fechado e permanece aberto das 5h de sábado até 24h de domingo.
Para pedestres: – Avenida IV Centenário, portões: 05, 06 e 07A; – Avenida Pedro Álvares Cabral, portões: 02, 03, 04, 09 e 10. – Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.
Para veículos: – Av. Pedro Álvares Cabral – Portões: 03 (cartão zona azul) e 10 (somente veículos credenciados). – Av. República do Líbano – Portão 07 (cartão zona azul).
Horário dos portões: – Portões: 02*, 03, 05 e 10*, das 5h às 24h; – Portões: 04, 06 e 09, das 5h às 22h; – Portões: 07, 08 e 09A, das 6h às 20h; – Portão: 07A, das 07h às 17h. * Portões 2 e 10 aberto 24h de sábado para domingo.

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2020 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados