Siga-nos

Meio ambiente

Ibirapuera agora tem feira de orgânicos

Publicado

em

VOCÊ SABIA?

 

Pesquisas mostram que lavouras que produzem orgânicos usam de 50% a 70% menos energia do que a convencional. Além disso, poluem menos, em especial o solo e as águas, que deixam de receber agrotóxicos. Outra vantagem é que os produtores em geral são locais e de pequeno porte, ou seja, ao optar por alternativas orgânicas o consumidor estará valorizando a economia de pequeno porte, que gera empregos e provoca menor impacto ambiental.
Que tal inovar nas festas e fazer as ceias com produtos orgânicos? Agora, está mais fácil planejar esta celebração de menor potencial agressivo à natureza e que, em especial, é saudável. Foi inaugurada no Ibirapuera uma Feira de Orgânicos.
São nada menos que 150 produtores ofertando legumes, frutas, cereais, pães, laticínios e até doces. A feira acontece todos os sábados, das 7h às 13h, no Clube da Comunidade Modelódromo Ibirapuera e conta com 30 barracas.
Muitos dos alimentos que são comercializados no local integram o Programa Agricultura Limpa, sendo produzidos na própria cidade de São Paulo sem a utilização de agroquímicos. Os agricultores envolvidos na ação recebem a assistência técnica da Prefeitura e têm o selo “Guarapiranga Sustentável”, que garante boas práticas agrícolas.
O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos. Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente. A Supervisão de Abastecimento tem mais de 400 produtores agrícolas cadastrados – só na Zona Sul, 37 já aderiram ao protocolo e muitos deles já se preparam para obter a certificação de produtores orgânicos, emitida pelo Ministério da Agricultura.

 

 

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados