Siga-nos

Saúde

Hospital São Paulo tem Centro de Contingência da Dengue

Publicado

em

A região não é a mais afetada na cidade, em se tratando de dengue, mas o número de casos registrados em todo o ano passado já foi superado e a situação é preocupante. Embora a tendência, com a chegada dos dias frios, é de queda no contágio, ainda é preciso cuidado e novas notificações ainda são aguardadas.
Para atender a demanda e agilizar o atendimento de casos suspeitos, a Prefeitura tem criado “tendas de atendimento – já são dez em toda a cidade e esta semana a região ganhou o primeiro deles.
O Centro de Contingência da Dengue do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo começou o atendimento no dia 08 de maio. De janeiro até o momento, ali foram registrados 1.188 pacientes com suspeita de dengue no pronto-socorro, sendo 179 casos diagnosticados.
A criação do espaço é uma iniciativa da Unifesp, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
Durante a abertura do centro de contingência, a reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, falou da importância da ação conjunta entre o poder público, a universidade e o setor privado – neste caso, filantrópico – em buscar estratégias e políticas públicas que visam atender rapidamente a população. “Esse é o objetivo de uma universidade e de um hospital escola, que são referência de ensino, pesquisa e atendimento no país”.
A reitora salientou ainda que essa é uma forma de diminuir a sobrecarga do pronto-socorro do hospital universitário, que atende em média 1.200 pacientes/dia.
De acordo com o superintendente do HSP/HU, José Roberto Ferraro, a criação do centro é de extrema importância pois, nos últimos três meses, houve um aumento de 91% no número de atendimentos em Pediatria, sendo que, entre 40% a 50% desse volume, foi ocasionado por suspeita de dengue. No mesmo período, o aumento foi de 53% na clínica médica para adultos e 25% nas demais especialidades.
O secretário municipal da Saúde, José de Filippi Júnior, que esteve presente na abertura do serviço, explicou que esse é o 10º espaço provisório criado para atenção aos casos de suspeita de dengue. “Essa é uma ação que têm mostrado resultados positivos no atendimento rápido para conter o agravamento da doença”.
Outras ações para agilizar o atendimento à população e amenizar a demanda no HSP/HU também foi citada pelo secretário, como a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), dentro de até 14 meses, na região da Vila Clementino, que priorizará os casos de baixa e média complexidade.
Infraestrutura
O espaço tem capacidade para acolher, diariamente, até 200 pacientes. Conta com quatro consultórios, 20 leitos para hidratação, 120 poltronas de espera, recepção e uma equipe constituída por 15 profissionais da saúde (médicos e enfermeiros).
A equipe médica atenderá somente pessoas direcionadas pela Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelo Hospital São Paulo munidas do cartão de acompanhamento referente à suspeita de dengue. Quem já possui o cartão, pode se dirigir diretamente ao serviço.
A triagem funcionará da seguinte maneira: ao chegar ao local, o paciente será avaliado pela equipe de enfermagem; classificado pelo grau de risco, através do exame de sangue; passará por consulta com o clínico geral e encaminhado à hidratação. Casos que requerem cuidados especiais serão encaminhados ao HU-HSP.
“Apesar da incidência da dengue já estar diminuindo na cidade, é importante ainda estarmos alerta para a doença. Este espaço foi idealizado em parceria da SMS com a Unifesp pela tradição e do bom atendimento do Pronto-Socorro do HSP, além da localização estratégica que facilita acesso ao serviço aos usuários”, afirmou o secretário municipal de saúde.
A outras noves tendas estão em outras regiões da cidade, sendo três na zona Norte, onde se concentram a maioria dos casos. Na Zona Sul, só havia uma na Cidade Ademar.
O centro está localizado na Rua Borges Lagoa, 770, Vila Clementino. Atenderá de, segunda-feira a sábado, das 8h às 19h.

 

Outras nove tendas já estavam em funcionamento na cidade para facilitar o diagnóstico e agilizar o atendimento (acima), mas na Zona Sul a única unidade de atendimento emergencial ficava na Cidade Adhemar. A nova unidade, montada em parceria da Unifesp, Secretaria Municipal de Saúde e Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina foi inaugurada esta semana na Rua Borges Lagoa (abaixo)

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados