Siga-nos

Saúde

Hospital São Paulo investe em novos equipamentos e melhorias

Publicado

em

“Nós tomamos consciência e consolidamos a convicção de que estamos montando um hospital do SUS, que é um cartão de visita do próprio SUS e que está aberto para a cidade de São Paulo, o país inteiro e que esta conduzindo com o máximo de competência o ensino, pesquisa e extensão. Quisemos tomar um cuidado para que a assistência seja bem feita, para que as condições do trabalho sejam dignas, para que os trabalhadores sejam felizes. E nesse quesito temos muitos motivos para comemorar”. A frase foi dita em uma audiência pública no último dia 20, pelo o presidente do Conselho Gestor (CG) do Hospital Universitário do Hospital São Paulo, Álvaro Nagib Atallah, A audiência questionou a efetividade médica, a falta de pessoas e equipamentos, os serviços de manutenção, a qualidade de virda, reformas e otimização de setores dentro do Hospital que, ligado à Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, antiga Escola Paulista de Medicina).
Ao mesmo tempo, fevereiro foi um mês de inaugurações no Hospital. Se no final de 2013, já havia sido inaugurada uma unidade de atendimento em mastologia, agora foi a vez de um novo Centro Cirúrgico Obstétrico ser apresentado à população, no oitavo andar do HSP. Com conceito do Parto Humanizado e uma nova estrutura que permitirá o ensino da assistência ao parto normal como um centro de inovações no amparo à gestante, o setor apresenta duas salas de cirurgia, uma sala de reanimação, uma sala de R.P.A (recuperação pós-anestésica), duas salas de PPP (pré-parto, parto e pós-parto), vestiário, copa, conforto multidisciplinar, depósito e expurgo.
Antonio Fernandes Moron, responsável pelo Centro Obstétrico (CO) do HSP, destacou que a nova unidade é um marco importante nos conceitos de inovação, acolhimento, ambientação, humanização, segurança e garantia do bem estar materno, tecnologia e assistência ao parto e ao ensino e formação profissional de médicos, residentes e enfermeiros obstétricos. Moron desejou que o novo CO seja voltado à saúde da mulher e da criança, e que seja acessível a todas as pessoas.
O mês também marcou a abertura de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, localizada no 9º andar do complexo hospitalar. Dentro do Projeto de Modernização dos Hospitais Universitários, implementado pelo Governo do Estado, a reforma estrutural da UTI Pediátrica resultou em uma unidade totalmente adaptada às exigências de qualidade. O espaço atual engloba nove leitos e uma sala de isolamento respiratório equipado, oferecendo mais conforto aos pacientes e aos familiares. “O nosso sonho, de todos os médicos e professores envolvidos, era atender de modo mais adequado uma criança gravemente enferma. Atingimos esse ideal. Nossa unidade cresceu e se diferenciou, tornando-se referência nacional em Medicina Intensiva Pediátrica”, relatou Nilton Ferraro de Oliveira, coordenador médico da UTI Pediátrica.
Patologias pediátricas clínicas e cirúrgicas de grande complexidade são atendidas por essa unidade que possui uma equipe multiprofissional, formada por médicos especialistas, enfermeiros, técnicos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Anualmente são cerca de 400 pacientes, oscilando entre 30 a 35 pacientes por mês e, a partir dessa reforma, terá capacidade para cerca de 15% a mais de atendimentos. “Além da assistência ao paciente, cumprimos a missão de nossa universidade, trabalhando as dimensões do ensino, pesquisa e extensão de maneira indissociável. Somos uma unidade produtiva do ponto de vista de ensino e geração de conhecimento.”, complementou Oliveira.

 

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados