Siga-nos

Sem categoria

Haddad quer lei para que subprefeitos sejam eleitos

Publicado

em

Escolha pode ser por eleições diretas ou lista tríplice: formato será estudado

Maluf, Pitta, Marta, Serra, Kassab, Haddad. Entra prefeito, sai prefeito, a realidade é sempre a mesma: são os aliados que compõem a base do governo que indicam os subprefeitos. Não só eles, aliás, mas outos integrantes dos gabinetes e equipes de cada uma das subprefeituras.
Nos últimos anos, com o lento desmantelamento da ideia de descentralização administrativa na cidade, os subprefeitos perderam também em importância e voltaram a exercer um papel mais restrito à zeladoria: cuidados com vias públicas, áreas de lazer, praças, árvores…
Mas, esta semana, o prefeito Fernando Haddad anunciou que pretende modificar completamente o processo de escolha dos nomes a coordenarem as subprefeituras. A ideia de Haddad é criar, inicialmente, um grupo que estudaria novos formatos na seleção dos subprefeitos, de modo a garantir a participação popular na escolha.
A proposta é fazer com que esta escolha aconteça “da forma mais direta possível”. Atualmente, os ocupantes desses 32 cargos são indicados diretamente pelo Executivo, sem obrigatoriedade de debate com a comunidade onde está a subprefeitura.
“Quero encaminhar, talvez ainda neste ano, algo que preveja uma nova forma, completamente diferente, de escolha de subprefeitos. Estamos estudando o formato. Se seriam dois turnos, um turno só ou se tiver dez candidatos com 10% de votos como se arbitra isso e se seria junto com a eleição do prefeito ou não”, disse Haddad.
Segundo o prefeito, entre as possibilidades estariam a lista tríplice, em que três nomes apoiados pela comunidade são colocados para escolha, e até mesmo eleições diretas. Em Paris, por exemplo, os cidadãos escolhem os gestores dos mais de 20 distritos de forma direta. “Quero entregar uma governança nova para a cidade. O poder local é muito importante”, afirmou.
No passado, já houve discussões nesse sentido, porém nunca avançaram. Muitos analistas acreditavam ser difícil conciliar a atuação, por exemplo, de um prefeito de determinado partido com um subprefeito da oposição.
“Não temo um subprefeito desalinhado com o prefeito. Em Paris é assim”, afirmou Haddad, que esteve recentemente na cidade francesa e manteve contato com a prefeita local, Anne Hidalgo.
O prefeito vem divulgando a ideia de promover eleições para subprefeitos no futuro desde o sábado passado, quando participou de uma sabatina para uma rádio.
Depois, voltou a abordar o tema em conversa com internautas na terça, dia 27, durante a terceira edição do #PergunteAoPrefeito, debate que promove através do canal: www.youtube.com/pergunteaoprefeito.

 

Haddad durante conversa com internautas, na terça

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados