Siga-nos

Sem categoria

Haddad deve definir subprefeitos ainda este mês

Publicado

em

O prefeito eleito Fernando Haddad deve indicar ainda em dezembro os nomes daqueles que comandarão cada subprefeitura a partir de janeiro de 2013. Ele já declarou que os futuros subprefeitos deverão ter qualificação técnica, ficha limpa e morar na região. “O modelo de descentralização, importante para o funcionamento da cidade, andou para trás nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab”, comenta o vereador José Américo, que presidirá a Câmara dos Vereadores a partir do ano que vem (veja matéria nesta página).
Para Américo, que já foi subprefeito de Vila Mariana, o fortalecimento das subprefeituras é um dos pontos chave da política proposta pelo PT para a cidade. “O desenvolvimento local reduz necessidades de deslocamento e traz diversos benefícios à população e será um dos principais focos dos dois primeiros anos de mandato”, disse o vereador esta semana, em entrevista exclusiva para o jornal São Paulo Zona Sul.
De fato, as subprefeituras perderam poder nos últimos oito anos e os trabalhos voltaram a ser basicamente voltados à zeladoria. Temas como saúde, educação, habitação, esportes, cultura e desenvolvimento urbano voltaram a ser centralizados nas secretarias. O vereador analisa que é importante que o rumo contrário seja tomado, pois as prioridades são definidas regionalmente.
Ele ainda não fala em nomes, mas afirma que a escolha será feita pelo próprio Haddad. A gestão vai também trabalhar para viabilizar a criação dos conselhos de representantes, formados por pessoas de cada uma das regiões.
O vereador acredita que a aceitação a Haddad em bairros como a Vila Mariana e o Jabaquara, onde ele foi derrotado por Serra, vai crescer. “Projetos como o Arco do Futuro trarão benefícios ao trânsito caótico”, aposta. Ele cita ainda as metas de melhoria no transporte coletivo como ação que diminuirá as resistências da população ao mandato petista. “A classe média também quer usar o transporte coletivo, desde que funcione, tenha qualidade”, resume.

 

 

Ex-subprefeito da V. Mariana será presidente da Câmara

 

No início da gestão Marta Suplicy como prefeita, José Américo Dias assumiu a subprefeitura de Vila Mariana. Jornalista de formação, ele havia tentado uma cadeira na Câmara Municipal, mas alcançou apenas a suplência. Dois anos depois, entretanto, assumiria como vereador, deixando no comando da Vila Mariana o seu chefe de gabinete, Luis Roque Eigleimeir, que ficou no cargo até o final do mandato.
O PT deixou o poder executivo na cidade, mas o petista se manteve no legislativo. Na última eleição municipal, além de conseguir se reeleger vereador, José Américo ainda coordenou a comunicação da campanha vitoriosa do candidato a prefeito Fernando Haddad.
Esta semana, a bancada de vereadores do PT anunciou que, por unanimidade, a bancada decidiu indicar José Américo para a presidência da Câmara. Por tradição, o partido que elege o maior número de parlamentares tem o direito de indicar o presidente, que tem a aceitação de todos os eleitos. O PT, para o próximo mandato, foi o partido que elegeu maior número de vereadores – 11, contra 9 do PSDB, que deve ficar com a indicação do primeiro secretário da mesa diretora.
A eleição deve acontecer no dia 1 de janeiro, quando são empossados vereadores e o prefeito eleito.

Advertisement
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


© 2024 Jornal São Paulo Zona Sul - Todos os Direitos Reservados