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Transporte

Gratuidade 60+ está de volta

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Pessoas com idade entre 60 e 64 anos já podem voltar a circular em ônibus, metrô, trens CPTM e coletivos EMTU sem pagar passagem. Vão precisar usar bilhete único e cartão TOP “carregados” com comprovação da gratuidade.

Desde janeiro de 2021, pessoas com idade entre 60 e 64 anos haviam deixado de ter direito à passagem gratuita no transporte público do Estado. Mas, em dezembro a Prefeitura paulistana já havia recuado e passou a permitir as viagens, perante apresentação de documento comprovando a idade.

Já o Governo do Estado, embora também houvesse divulgado que voltaria com a gratuidade em 2023, até semana passada não havia regulamentado a situação e, assim, metrô, trens e ônibus intermunicipais não haviam retomado a liberação das catracas para esse público.

Como vai funcionar

Antes da interrupção do benefício, pessoas acima de 60 anos usavam o Bilhete do Idoso. Mas, quando a gratuidade foi suspensa, esse tipo de cartão passou a servir apenas para quem tem mais de 65 anos e assim vai permanecer. Ou seja, pessoas que ainda têm o Bilhete do Idoso mas não tinham acima de 65 anos na época da suspensão da gratuidade vão precisar agora de um bilhete único comum.

Mensalmente, o beneficiário deverá recarregar a gratuidade em seu Bilhete Único Comum e quem perdeu o bilhete pode solicitar um novo

As pessoas com idade entre 60 e 64 anos que utilizam os ônibus de São Paulo de forma gratuita, desde dezembro, passarão a contar com uma comodidade maior a partir de 1º de fevereiro, quando poderão recarregar a gratuidade todo inicio de mês no mesmo cartão Bilhete Único, que utilizavam anteriormente.

Para ter acesso à novidade, o passageiro deverá levar seu cartão do Bilhete Único comum e aproximá-lo de um dos equipamentos de recarga dos terminais, estações ou nos ônibus. O procedimento de recarga deve ser feito todo mês.

A gratuidade a pessoas entre 60 e 64 anos foi estabelecida pelo Decreto nº 62.057, de 14 de dezembro de 2022. Desde então, o passageiro nessa faixa etária pode apresentar um documento oficial com foto ao motorista no momento de desembarque.

Segundo a SPTrans, o Bilhete Único traz maior comodidade e conforto, permitindo que os passageiros passem a catraca e acessem a parte traseira do ônibus, onde há mais oferta de assentos. Passageiros que preferem desembarcar pela frente devem continuar apresentando seu documento ao motorista, como prevê o Estatuto do Idoso.

Cartão

Para saber se seu cartão municipal está ativo, basta digitar seu CPF no site https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaCartao/.

Os créditos gratuitos serão concedidos a qualquer pessoa entre 60 e 64 anos que já possui o Bilhete Único cadastrado. Quem ainda não possui deve solicitar no site http://bilheteunico.sptrans.com.br.

Quem já teve um cartão, mas o perdeu ou ele está danificado, pode pedir uma segunda via gratuitamente no site http://www.sptrans.com.br/atendimento.

Atenção!

A gratuidade para pessoas entre 60 e 64 anos, e, portanto, o Bilhete Único Comum, é de uso pessoal e intransferível e a fiscalização será feita por meio das câmeras instaladas no interior dos ônibus. A utilização do bilhete destas pessoas por terceiros levará à suspensão do benefício.

Transporte estadual

Em âmbito estadual, só foi regulamentada a situação dessa faixa etária no sábado passado, quando foi publicado o decreto que retoma o transporte público gratuito para idosos entre 60 e 64 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.

Com o decreto, esse público poderá usufruir do transporte gratuito no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. Segundo o Governo do Estado, o benefício será implementado em até 15 dias. O Decreto 67.455 regulamenta a Lei nº 17.611.

No sistema metroferroviário, o transporte público para idosos será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região. Os detalhes ainda serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.

Como solicitar no Cartão TOP

O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.

No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados por meio deste link, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.

O aplicativo está disponível para:

Android – https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.autopass.top&hl=pt_BR&gl=US&pli=1

iOs (Apple): https://apps.apple.com/br/app/top-aplicativo-de-mobilidade/id1542664234

No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão.

Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Também é possível ver a lista completa de credenciados em https://www.boradetop.com.br/recarga

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26 Comentários

26 Comments

  1. Claudio

    27 de janeiro de 2023 at 14:23

    E para quem tem o Bilhete Unico personalizado com créditos (60 a 64 anos) e for receber a recarga à partir do dia 01/02/2023 perderá esses créditos anteriores? Podem ser transferidos para BUP de outra pessoa?

  2. Vagnerferreira

    27 de janeiro de 2023 at 22:33

    E o trabalhador que tem o vale transporte com crédito poderá contar com a gratuidade? Como proceder?

  3. Claro Assunção de Oliveira neto

    27 de janeiro de 2023 at 23:33

    Ônibus municipais que não aceitam o cartão top,como fica

  4. Luiz Carlos Carminatti

    28 de janeiro de 2023 at 8:07

    Quero saber se no ABC está liberado na EMTU, obrigada

  5. Suyan Rosimeiry Garcia

    28 de janeiro de 2023 at 8:29

    Estão dificultando todo o processo. O BU antes bastava ter o cartão e tudo bem, tinha lá seu vencimento e pronto. Agora precisa estar carregando todo mês e o Top em parceria com Financeira de cartões querem obrigar o idoso a usar cartão de crédito, além de não entregarem o cartão via correio ainda obriga a ir nas lojas retirar.A justiça determinou, blz cria-se um único cartão idoso 60+ distribui nas estações para cada um que apresentar cimprovante de idade e a partir daí acabou a história!!fazem tudo para dificultar para o idoso principalmente a EMTU

  6. Carlos Roberto de Souza

    28 de janeiro de 2023 at 10:09

    Fiz a solicitação presencialmente em ambos os postos e foi rápido e fácil com bom atendimento. Grato pelo direito atribuído.

  7. Márcia Silva de Almeida

    28 de janeiro de 2023 at 13:37

    Quando vai chegar gratuidade no Guarujá?

  8. Gilmar Teixeira de Souza

    28 de janeiro de 2023 at 13:48

    No caso o idoso teria que fazer dois bilhetes um para as linhas municipais e outro intermunicipal?

  9. Tony

    28 de janeiro de 2023 at 20:24

    Deveria ser como antes, nos postos do poupatempo e não numa loja privada com interesse claro de vendas de um cartão de crédito com uma anuidade abusiva.

  10. Dilton alcantara pereira

    28 de janeiro de 2023 at 20:31

    Muito bom veio na hora certa

  11. Benedito José

    28 de janeiro de 2023 at 23:34

    Um bom governador precisa olhar com atenção para a camada mais pobre, pois são eles a maioria que elegem os candidatos aos cargos políticos. A ideologia do atual governador é a mesma do ex pres. Bolsonaro, sempre tirar impostos, privatizar as estatais p/não dar chance a corruptos e ajudar os mais pobres. Isto é uma filosofia real e não uma fake news igual a do PT. Parabéns Tarcísio de Freitas!

  12. Pedro Godoy filho

    29 de janeiro de 2023 at 1:42

    EU TENHO 61 FUI NAS CASAS PERNAMBUCANAS NO CENTRO DE GUARULHOS PEDIR INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO TOP NA ENTRADA O RAPAZ FALOU QUE NÃO SABIA DE NADA QUE ERA PRA MIM ESPERAR COMPRETAR 65 ANOS

  13. Luiz Caetano Flauto

    29 de janeiro de 2023 at 5:48

    Cuidado na hora da confecção do cartão TOP pois vc marca um agendamento para fazer o cadastro e retirada em uma das lojas das Casas pernambucanas quando vc chega no local eles alegam que o cartão não está disponível e pedem seus dados para confirmar o cadastro. Na verdade eles estão emitindo um cartão digital da TOP.Aconteceu isso comigo e várias outras pessoas na loja de Santo Amaro na Capitão Thiago Luz. Cuidado muito CUIDADO

  14. Rui Egami

    29 de janeiro de 2023 at 6:54

    Redirecionando para o APP das Lojas Pernambucanas??
    Assim fica difícil…

    • Jornal Zona Sul

      1 de fevereiro de 2023 at 9:58

      São postos de atendimento conveniados

  15. José italo Aires da Silva

    29 de janeiro de 2023 at 7:20

    No caso dos créditos ao qual tem ainda nos cartões do bilhetes único como fica.

  16. Belmiro

    29 de janeiro de 2023 at 7:45

    O que fazer com os créditos existentes no bilhete único de pessoas com mais de 60?

  17. José Carlos

    29 de janeiro de 2023 at 8:57

    Como funciona para quem o cartao urban pass de santo André,agendar é impossível,ligar não te dão informação,cada funcionário fala uma coisa

  18. José das Graças Costa

    29 de janeiro de 2023 at 9:33

    Bom dia, gostaria de saber se o antigo bilhete Bom sênior se continua valendo, ou tenho que fazer o novo top?

  19. Vilmar.MULLER

    29 de janeiro de 2023 at 12:38

    Essa lei quê permite que toda a pessoa com 60 anos ou mais possa andar de ônibus gratuitamente é válida para todas as cidades do Brasil?

  20. Shirley de Menezes Ribeiro

    29 de janeiro de 2023 at 13:35

    Já tenho o cartão bilhete único Especial idoso. Fiz uma consulta pelo site disponibilizado aqui e o resultado é cartão não encontrado. Tenho que pedir outro sendo que já tenho esse?

  21. Luzia

    29 de janeiro de 2023 at 13:39

    Quem mora em Campinas qual o endereço pra fazer o cartão top pra qdo for em SP capital poder usar metrô e trem

  22. Ana Marildes

    29 de janeiro de 2023 at 16:24

    Parabéns,

  23. Givaldo nascimento

    29 de janeiro de 2023 at 18:24

    Esse top pedi cartão veio vencido fui pernambucanas e lá disseram ligar vc liga vem coisa eletrônica e não resolve era ótimo o bom fazia na ora no poupa tempo Itaquera depois que ABC e outros virou essa next além de demorar o dobro de espera dos ônibus e top fica ruim demais para fazer tudo para atrapalhar se a justiça liberou em novembro já era pra estar tudo ok top e bilhete único

  24. Givaldo nascimento

    29 de janeiro de 2023 at 18:27

    Esse top e uma bomba fiz o cartão veio vencido fui na pernambucanas falou lugar aí entra voz eletrônica e não resolve nada o bilhete único fiz em novembro até hj não veio e a lei desde novembro o bom era fácil e prático de fazer

  25. Eduardo Machado de Oliveira de Oliveira

    29 de janeiro de 2023 at 22:52

    Acho que ainda faltou explicações mais simples e objetivas muitos idosos não sabem como manusear a ferramenta da internet e tbm não tem acesso a internet então acho que é necessário divulgar os locais de atendimento físico para facilitar o acesso para os idosos foi muita informação sem objetividade as pelas o as que criaram esse acesso acho que se esqueceram que muitos idosos não tem e tbm não sabem mexer na ferramenta criaram as informações como se fossem pra si próprio negócio louco

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